Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59260
Compartilhe esta página
Título: | A Produção e Subjetivação de Sujeitos na Escola Moderna: Da Disciplina ao Neoliberalismo |
Autor(es): | IZIDIO, Maria Clara Marques |
Palavras-chave: | Formação Humana; Disciplina; Controle; Educação; Subjetivação; Neoliberalismo |
Data do documento: | 13-Mar-2024 |
Citação: | IZIDIO, Maria Clara Marques. A Produção e Subjetivação de Sujeitos na Escola Moderna: Da Disciplina ao Neoliberalismo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente artigo, busca compreender como as formações dos sujeitos passam a ser modificadas de acordo com as mudanças sociais e como a escola atua em cada uma delas. Nesse âmbito, o objetivo desse artigo é analisar a produção de sujeitos com a passagem da escola moderna inserida na sociedade disciplinar, para a sociedade do controle, em um contexto neoliberal com base em obras de Michel Foucault e Gilles Deleuze.Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter teórico e bibliográfico e o procedimento utilizado foi a análise de conteúdo. A partir da pesquisa concluiu-se que na transição da sociedade disciplinar para a sociedade do controle a ideia de formação oferecida pelas diversas instituições, com destaque para a escola muda e quem antes formava o operário hoje passa a formar o empreendedor de si mesmo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59260 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de Conclusão de Curso - Maria Clara Marques Izidio.pdf | 284,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons