Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59260

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVALERIO, Raphael Guazzelli-
dc.contributor.authorIZIDIO, Maria Clara Marques-
dc.date.accessioned2024-12-18T18:52:50Z-
dc.date.available2024-12-18T18:52:50Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.date.submitted2024-12-10-
dc.identifier.citationIZIDIO, Maria Clara Marques. A Produção e Subjetivação de Sujeitos na Escola Moderna: Da Disciplina ao Neoliberalismo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59260-
dc.description.abstractO presente artigo, busca compreender como as formações dos sujeitos passam a ser modificadas de acordo com as mudanças sociais e como a escola atua em cada uma delas. Nesse âmbito, o objetivo desse artigo é analisar a produção de sujeitos com a passagem da escola moderna inserida na sociedade disciplinar, para a sociedade do controle, em um contexto neoliberal com base em obras de Michel Foucault e Gilles Deleuze.Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter teórico e bibliográfico e o procedimento utilizado foi a análise de conteúdo. A partir da pesquisa concluiu-se que na transição da sociedade disciplinar para a sociedade do controle a ideia de formação oferecida pelas diversas instituições, com destaque para a escola muda e quem antes formava o operário hoje passa a formar o empreendedor de si mesmo.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Humanapt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.titleA Produção e Subjetivação de Sujeitos na Escola Moderna: Da Disciplina ao Neoliberalismopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7329229742850464pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6856215619355851pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to understand how the formation of individuals is modified according to social changes and how the school acts in each of these changes. In this context, the objective of this article is to analyze the production of subjects in the transition from the modern school embedded in a disciplinary society to a society of control, within a neoliberal context, based on the works of Michel Foucault and Gilles Deleuze. This is a qualitative research with a theoretical and bibliographical character, and the method used was content analysis. Based on the research, it was concluded that in the transition from disciplinary society to the society of control, the idea of formation offered by various institutions, with an emphasis on the school, changes, and what once shaped the worker now shapes the entrepreneur of oneself.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Maria Clara Marques Izidio.pdf284,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons