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Título: DA MARGEM DO CÂNONE PARA O CENTRO DA AULA DE PORTUGUÊS: reflexões sobre a elaboração de um projeto didático de Língua Portuguesa
Autor(es): Sousa, Joseildo Joaquim de Oliveira
Palavras-chave: Projeto Didático de Regência; Literatura Marginal; Estágio Curricular de Regência; Ensino de Literatura
Data do documento: 1-Nov-2022
Citação: Sousa, Joseildo Joaquim de Oliveira. Da margem do cânone para o centro da aula de português: reflexões sobre a elaboração de um projeto didático de Língua Portuguesa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Atualmente, é desafio da escola trabalhar com a multiplicidade de representações sociais e literárias. Sigo, então, na contramão de um ensino de literatura do português, o qual se mantém favorável à reprodução tradicionalista de cânone com perspectiva colonizadora, analisando a minha experiência pedagógica que trata sobre literaturas marginais. Traço, portanto, o objetivo de entender como se deu a abordagem sobre literatura marginal no desenvolvimento do meu Projeto Didático de Regência em literatura de língua portuguesa, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado IV, numa turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Camaragibe-PE. Desponta-se uma metodologia sobretudo autoetnográfica que analisa qualitativamente o meu proceder pedagógico. Assim, debruço-me em autores/as como Candido ([1998] 2014), pensando direito à literatura; Cosson (2021), pensando os paradigmas de ensino de literatura; Mouján (2020), compreendendo a de(s)colonialidade; Nascimento (2006), conceituando a relevância da literatura marginal; Reis (1992), discutindo sobre cânone; etc. Mais: apoio-me na Base Nacional Comum Curricular (2018) e no Currículo de Pernambuco (2021) considerando ensino de literatura. Esta pesquisa justifica-se pela escassez de estudos que tratam de tal tema. Resultando desse processo, percebi a relevância do trabalho com literatura marginal para despertar consciência crítica-social no alunado ao reconhecimento e às lutas contras as injustiças da sociedade. Concluindo, notou-se também que a presença desse tipo de literatura, em um projeto de regência, provocou aprendizagens significativas e despertou o interesse do grupo-classe pela leitura de textos dessa vertente literária, principalmente pela constatação de que esse fazer artístico aborda questões que atravessam o cotidiano dos/as estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59258
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