Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59237
Share on
Title: | ANÁLISE DO ÍNDICE DE CÁRIE DE DENTES PERMANENTES EM ADOLESCENTES EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RECIFE |
Authors: | Souza, Aline Eduarda |
Keywords: | Saúde bucal, Cárie dentária, Adolescentes, Levantamento epidemiológico. |
Issue Date: | 11-Mar-2024 |
Citation: | SOUZA, Aline Eduarda de. Análise do índice de cárie de dentes permanentes em adolescentes em duas escolas públicas no Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde, Recife, 2024. |
Abstract: | A pesquisa foi conduzida com 50 alunos e alunas, com faixa etária de 15-19 anos, matriculados nas séries do primeiro ao terceiro ano do ensino médio público estadual nas escolas Diário de Pernambuco e Senador Novaes Filho, localizadas na cidade do Recife-PE, pertencentes à Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul. Utilizou-se de uma entrevista clínica e um exame intraoral observacional, visando entender os hábitos de higiene dessa população e avaliar a atividade de cárie presente. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial, como resultado foi constatado uma ocorrência maior de atividade cariosa no elemento 36, quando comparado a outros elementos. Com base nos resultados, é possível concluir que essa população de alunos e alunas apresentam uma prevalência significativa de atividade cariosa, ressaltando assim a importância contínua da realização de pesquisas e monitoramento da saúde bucal para identificar e abordar precocemente os problemas como a cárie dentária, visando assim melhorar a qualidade de vida e saúde dessa população. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59237 |
Appears in Collections: | (TCC) - Odontologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - ALINE EDUARDA DE SOUZA.pdf | 820,28 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License