Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59237

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJúnior, Irani Farias da Cunha-
dc.contributor.authorSouza, Aline Eduarda-
dc.date.accessioned2024-12-17T18:51:17Z-
dc.date.available2024-12-17T18:51:17Z-
dc.date.issued2024-03-11-
dc.date.submitted2024-12-16-
dc.identifier.citationSOUZA, Aline Eduarda de. Análise do índice de cárie de dentes permanentes em adolescentes em duas escolas públicas no Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59237-
dc.description.abstractA pesquisa foi conduzida com 50 alunos e alunas, com faixa etária de 15-19 anos, matriculados nas séries do primeiro ao terceiro ano do ensino médio público estadual nas escolas Diário de Pernambuco e Senador Novaes Filho, localizadas na cidade do Recife-PE, pertencentes à Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul. Utilizou-se de uma entrevista clínica e um exame intraoral observacional, visando entender os hábitos de higiene dessa população e avaliar a atividade de cárie presente. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial, como resultado foi constatado uma ocorrência maior de atividade cariosa no elemento 36, quando comparado a outros elementos. Com base nos resultados, é possível concluir que essa população de alunos e alunas apresentam uma prevalência significativa de atividade cariosa, ressaltando assim a importância contínua da realização de pesquisas e monitoramento da saúde bucal para identificar e abordar precocemente os problemas como a cárie dentária, visando assim melhorar a qualidade de vida e saúde dessa população.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSaúde bucal, Cárie dentária, Adolescentes, Levantamento epidemiológico.pt_BR
dc.titleANÁLISE DO ÍNDICE DE CÁRIE DE DENTES PERMANENTES EM ADOLESCENTES EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RECIFEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3985540334863481pt_BR
dc.description.abstractxThe research was conducted with 50 male and female students, aged 15-19 years, enrolled in the grades from the first to the third year of state public high school at the Diário de Pernambuco and Senador Novaes Filho schools, located in the city of Recife-PE, belonging to the Regional Education Management (GRE) Recife Sul. A clinical interview and an observational intraoral examination were used in order to understand the hygiene habits of this population and to evaluate the caries activity present. The data obtained were submitted to descriptive and inferential statistical analysis, as a result of which a higher occurrence of carious activity was found in element 36, when compared to other elements. Based on the results, it is possible to conclude that this population of students has a significant prevalence of carious activity, thus emphasizing the continuous importance of conducting research and monitoring oral health to identify and address problems such as dental caries early, thus aiming to improve the quality of life and health of this population.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventivapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Odontologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-5733-4357pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ALINE EDUARDA DE SOUZA.pdf820,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons