Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59226

Compartilhe esta página

Título: Sequência investigativa no ensino de química utilizando os conceitos de ácidos e bases para a discussão dos efeitos nocivos causados pela mistura de produtos de limpeza.
Autor(es): BARROS, Paula Franciely Torres de
Palavras-chave: Ensino de química; Sequência de ensino investigativa; Aprendizagem significativa; Ácidos e bases
Data do documento: 14-Out-2024
Citação: BARROS, Paula Franciely Torres de. Sequência investigativa no ensino de química utilizando os conceitos de ácidos e bases para a discussão dos efeitos nocivos causados pela mistura de produtos de limpeza. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O ensino de química pode se tornar significativo para o estudante à medida que ele consegue assimilar os novos conhecimentos a partir da relação com os conhecimentos prévios e estabelecer ligações com situações cotidianas. Dessa forma, o presente trabalho buscou compreender as implicações de uma sequência de ensino investigativa, no favorecimento de uma aprendizagem significativa dos conceitos de ácidos e bases. Com uma abordagem qualitativa e do tipo exploratória, o trabalho se baseou em um estudo de caso com um grupo de estudantes da educação básica em uma escola de referência no município de Caruaru-PE. Para tanto, os métodos de pesquisa adotados para a obtenção de dados englobam a observação participante, em conjunto com a aplicação de questionário prévio e produção textual. Esses dados foram analisados com base em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, considerando as categorias elaboradas pela autora da pesquisa, a partir das respostas dos estudantes no questionário prévio, o desenvolvimento da sequência didática e as categorias estabelecidas previamente para análise das produções textuais. Como resultado, a sequência de ensino investigativa mostrou que os estudantes foram capazes de estabelecer uma conexão entre os conceitos químicos e a problemática proposta, através de novos conhecimentos ou reformulação dos conhecimentos prévios. Quanto à aprendizagem significativa, observou-se a presença dos três tipos de aprendizagem significativa propostos por Ausubel. A aprendizagem representacional foi identificada quando os estudantes estabeleceram uma conexão entre a leitura das informações nos rótulos dos produtos de limpeza e a segurança no uso desses produtos, atribuindo potencial significado a essas informações. A aprendizagem conceitual manifestou-se ao demonstrarem capacidade de atribuir significado aos conceitos, assimilando-os a ideias já existentes em sua estrutura cognitiva. A aprendizagem proposicional foi evidenciada quando os estudantes apresentaram novos conhecimentos ou reformularam os conhecimentos prévios sobre o conteúdo e a problemática abordada. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa servir de base para a aplicação de sequências de ensino investigativas em outros contextos educacionais, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59226
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Paula Franciely Torres de Barros.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons