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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59126

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Título: Notificações do varejo digital brasileiro como gênero textual e suas manifestações pragmáticas
Autor(es): LIMA, Ericles Pereira Soares de
Palavras-chave: Linguística sociointerativa; atos de fala; notificações; smartphones; propaganda; tecnologias digitais
Data do documento: 10-Out-2023
Citação: LIMA, Ericles Pereira Soares de. Notificações Do Varejo Digital Brasileiro Como Gênero Textual E Suas Manifestações Pragmáticas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é identificar as características e regularidades de 335 notificações push de 6 aplicativos do varejo digital brasileiro, que as constituem como gênero textual distinto. Para cumpri-lo, adotou-se um caráter de pesquisa quali-quantitativa para analisar o caminho do usuário até a notificação, determinar as categorias analíticas do gênero, analisar a influência da classificação dos títulos em atos de fala e identificar a função dos emojis. A pesquisa utilizou os estudos sociointerativos sobre gênero e compreensão desenvolvidos por Marcuschi (2008), Koch (1996), Bakhtin (2016) e Beaugrande&Dressler (1981) ao lado dos estudos sobre os atos de fala de Austin (1990), Searle (1995) e Bazerman (2011). Ao segmentar os dados obtidos em uma planilha, os resultados apontaram para uma preferência por construções distantes dos limites de caracteres instituídos pelo sistema operacional e com uma comunicação rápida sem muitos sinais de pontuação. O emoji se mostrou elemento regular nos títulos, mais especificamente em posições finais. Junto com a predominância dos atos de fala diretivos e a dependência de um processo permissivo para que o usuário seja notificado, concluiu-se a existência do gênero notificação-propaganda em domínios discursivos publicitários, inscritos em formações discursivas de venda de produtos e com o suporte convencional smartphone. Seu tipo textual predominante foi o descritivo e os órgãos são as próprias empresas emissoras das notificações, posicionando as notificações como um objeto de pesquisa promissor e contribuindo para futuras pesquisas linguísticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59126
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