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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59126

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUCIANO, Dilma Tavares-
dc.contributor.authorLIMA, Ericles Pereira Soares de-
dc.date.accessioned2024-12-10T13:01:43Z-
dc.date.available2024-12-10T13:01:43Z-
dc.date.issued2023-10-10-
dc.date.submitted2024-03-27-
dc.identifier.citationLIMA, Ericles Pereira Soares de. Notificações Do Varejo Digital Brasileiro Como Gênero Textual E Suas Manifestações Pragmáticas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59126-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é identificar as características e regularidades de 335 notificações push de 6 aplicativos do varejo digital brasileiro, que as constituem como gênero textual distinto. Para cumpri-lo, adotou-se um caráter de pesquisa quali-quantitativa para analisar o caminho do usuário até a notificação, determinar as categorias analíticas do gênero, analisar a influência da classificação dos títulos em atos de fala e identificar a função dos emojis. A pesquisa utilizou os estudos sociointerativos sobre gênero e compreensão desenvolvidos por Marcuschi (2008), Koch (1996), Bakhtin (2016) e Beaugrande&Dressler (1981) ao lado dos estudos sobre os atos de fala de Austin (1990), Searle (1995) e Bazerman (2011). Ao segmentar os dados obtidos em uma planilha, os resultados apontaram para uma preferência por construções distantes dos limites de caracteres instituídos pelo sistema operacional e com uma comunicação rápida sem muitos sinais de pontuação. O emoji se mostrou elemento regular nos títulos, mais especificamente em posições finais. Junto com a predominância dos atos de fala diretivos e a dependência de um processo permissivo para que o usuário seja notificado, concluiu-se a existência do gênero notificação-propaganda em domínios discursivos publicitários, inscritos em formações discursivas de venda de produtos e com o suporte convencional smartphone. Seu tipo textual predominante foi o descritivo e os órgãos são as próprias empresas emissoras das notificações, posicionando as notificações como um objeto de pesquisa promissor e contribuindo para futuras pesquisas linguísticas.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguística sociointerativapt_BR
dc.subjectatos de falapt_BR
dc.subjectnotificaçõespt_BR
dc.subjectsmartphonespt_BR
dc.subjectpropagandapt_BR
dc.subjecttecnologias digitaispt_BR
dc.titleNotificações do varejo digital brasileiro como gênero textual e suas manifestações pragmáticaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9783966099194541pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0855171085871723pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to identify the observable characteristics present in 335 smartphone push notifications, transmitted by 6 of the biggest retail businesses in Brazil through their respective apps. To accomplish this task, a quali-quantitative perspective was embraced to analyze how the user reaches a notification, what are the categories present in the notifications that institutes them as a specific gender of text, analyze the influence of each act of speech and the impact of the emoji use. The social interactive theory developed by Marcuschi (2008), Koch (1996), Bakhtin (2016) and Beaugrande&Dressler (1981) was used in conjunction with Austin (1990), Searle (1995) and Bazerman (2011) approach of the Acts of Speech theory. The results show a preference for more concise and fast reading phrases that don’t use punctuation very often. The use of emojis in the end of a sentence was very common and the emojis were considered as a constant, present in almost every notification the analyzed. Paired with the directives as the most common type of illocutionary act of speech in the titles of notifications, the existence of the advertisement-notification as a distinguishable gender of text was confirmed. He belongs to the advertisement discourse space and his discourse formation is in the sale of products category. The support use by this gender is the smartphone. The text type has a descriptive nature and the institutions are the same apps that emit the notifications. Those findings position the notifications as a great new research object and affirm the contribution of this research in his use in the future.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüísticapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0001-9926-3449pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

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