Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59119
Compartilhe esta página
Título: | O livro paradidático e seus múltiplos significados no ensino e aprendizagem da radioatividade. |
Autor(es): | SILVA, Juliana Torres da |
Palavras-chave: | Ensino de química; Livros paradidáticos; Radioatividade |
Data do documento: | 17-Out-2024 |
Citação: | SILVA, Juliana. O livro paradidático e seus múltiplos significados no ensino e aprendizagem da radioatividade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Diante das demandas do século atual, a Educação precisa se adaptar a fim de que os estudantes possam desenvolver habilidades próprias deste tempo. Para isso, a BNCC propõe algumas competências e habilidades, as quais podem ser trabalhadas no espaço escolar. No que se refere ao Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, principalmente, o Ensino de Química, ainda é observada a fragmentação do conhecimento. Com a intenção de amenizar essa lacuna, este trabalho tem o objetivo de investigar a abordagem do tema Radioatividade em uma perspectiva CTS, nos livros paradidáticos publicados nos anos de 1990 a 2010, no Brasil, como potencial recurso didático do tema Radioatividade, no Ensino de Química. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica básica e exploratória de três livros paradidáticos sobre Radioatividade, utilizando categorias de contextualização para classificá-los conforme a abordagem CTS. Ademais, foi possível perceber que os objetivos do trabalho foram alcançados tanto com relação a abordagem CTS nos livros paradidáticos, quanto as possibilidades de uso desses recursos didáticos no Ensino de Química. As três referidas obras podem contribuir para a amenização da fragmentação no ensino dessa temática nos diferentes subtemas tratados no trabalho. Entretanto, os livros paradidáticos também apresentaram limitações, as quais devem ser levadas em consideração, visando o desenvolvimento de uma sociedade crítica e informada, em especial, diante das inúmeras crenças e preconceitos ainda existentes sobre o tema Radioatividade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59119 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Juliana Torres da Silva.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons