Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59119

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves-
dc.contributor.authorSILVA, Juliana Torres da-
dc.date.accessioned2024-12-10T10:51:27Z-
dc.date.available2024-12-10T10:51:27Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2024-12-09-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana. O livro paradidático e seus múltiplos significados no ensino e aprendizagem da radioatividade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59119-
dc.description.abstractDiante das demandas do século atual, a Educação precisa se adaptar a fim de que os estudantes possam desenvolver habilidades próprias deste tempo. Para isso, a BNCC propõe algumas competências e habilidades, as quais podem ser trabalhadas no espaço escolar. No que se refere ao Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, principalmente, o Ensino de Química, ainda é observada a fragmentação do conhecimento. Com a intenção de amenizar essa lacuna, este trabalho tem o objetivo de investigar a abordagem do tema Radioatividade em uma perspectiva CTS, nos livros paradidáticos publicados nos anos de 1990 a 2010, no Brasil, como potencial recurso didático do tema Radioatividade, no Ensino de Química. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica básica e exploratória de três livros paradidáticos sobre Radioatividade, utilizando categorias de contextualização para classificá-los conforme a abordagem CTS. Ademais, foi possível perceber que os objetivos do trabalho foram alcançados tanto com relação a abordagem CTS nos livros paradidáticos, quanto as possibilidades de uso desses recursos didáticos no Ensino de Química. As três referidas obras podem contribuir para a amenização da fragmentação no ensino dessa temática nos diferentes subtemas tratados no trabalho. Entretanto, os livros paradidáticos também apresentaram limitações, as quais devem ser levadas em consideração, visando o desenvolvimento de uma sociedade crítica e informada, em especial, diante das inúmeras crenças e preconceitos ainda existentes sobre o tema Radioatividade.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectLivros paradidáticospt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.titleO livro paradidático e seus múltiplos significados no ensino e aprendizagem da radioatividade.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7622735302655317pt_BR
dc.description.abstractxFaced with the demands of the current century, education needs to adapt so that students can develop the skills required for this time. To this end, the BNCC proposes some competences and skills that can be worked on in schools. With regard to the teaching of natural sciences and their technologies, especially chemistry, there is still a fragmentation of knowledge. With the intention of bridging this gap, this study aims to investigate the approach to radioactivity from a CTS perspective in supplementary books published between 1990 and 2010 in Brazil, as a potential teaching resource for radioactivity in chemistry teaching. To this end, a basic and exploratory bibliographical survey was carried out of three supplementary books on Radioactivity, using contextualization categories to classify them according to the CTS approach. In addition, it was possible to see that the objectives of the work were achieved both in relation to the CTS approach in textbooks and the possibilities of using these teaching resources in chemistry teaching. These three books can help to reduce the fragmentation in the teaching of this subject in the different sub-themes dealt with in the work. However, the supplementary books also had limitations, which should be taken into account, with a view to developing a critical and informed society, especially in the face of the numerous beliefs and prejudices that still exist on the subject of radioactivity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Juliana Torres da Silva.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons