Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59098

Share on

Title: Gestão democrática: concepções e experiências dos estudantes dos cursos de engenharia da ufpe
Authors: LIMA, Ketyline Lira de
SILVA, Yasmim Souza Tavares de
Keywords: Gestão Democrática; Ensino Superior; Discentes
Issue Date: 10-Oct-2024
Citation: LIMA, Ketyline. SILVA, Yasmim. Gestão Democráticas: Concepções e Experiências dos estudantes dos cursos de Engenharia da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo geral da presente pesquisa foi identificar como a gestão democrática da educação é compreendida e vivenciada pelos estudantes dos cursos de Engenharia da UFPE. Neste estudo utilizamos uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, por meio de entrevista semiestruturada com 10 estudantes e análise de conteúdo de Bardin. A maioria dos estudantes destaca que a gestão democrática implica em ouvir as partes interessadas e incorporar suas contribuições no processo de tomada de decisão. Os estudantes destacam que, enquanto a gestão democrática parece ser promovida na teoria, na prática há desafios, especialmente devido a questões burocráticas, à falta de equidade nas eleições acadêmicas e à ausência de canais significativos para a participação dos alunos. Os resultados desta pesquisa evidenciam a necessidade de aprimorar a gestão acadêmica universitária, incorporando as vozes e experiências dos discentes. A participação ativa dos estudantes não apenas enriquece o debate sobre a administração universitária, mas também é fundamental para a construção de um ambiente educacional mais democrático, inclusivo e responsivo às demandas da comunidade acadêmica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59098
Appears in Collections:TCC - Pedagogia



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons