Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59098
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MANDÚ, Thamyris Mariana Camarote | - |
dc.contributor.author | LIMA, Ketyline Lira de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Yasmim Souza Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T19:33:44Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T19:33:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-21 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ketyline. SILVA, Yasmim. Gestão Democráticas: Concepções e Experiências dos estudantes dos cursos de Engenharia da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59098 | - |
dc.description.abstract | O objetivo geral da presente pesquisa foi identificar como a gestão democrática da educação é compreendida e vivenciada pelos estudantes dos cursos de Engenharia da UFPE. Neste estudo utilizamos uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, por meio de entrevista semiestruturada com 10 estudantes e análise de conteúdo de Bardin. A maioria dos estudantes destaca que a gestão democrática implica em ouvir as partes interessadas e incorporar suas contribuições no processo de tomada de decisão. Os estudantes destacam que, enquanto a gestão democrática parece ser promovida na teoria, na prática há desafios, especialmente devido a questões burocráticas, à falta de equidade nas eleições acadêmicas e à ausência de canais significativos para a participação dos alunos. Os resultados desta pesquisa evidenciam a necessidade de aprimorar a gestão acadêmica universitária, incorporando as vozes e experiências dos discentes. A participação ativa dos estudantes não apenas enriquece o debate sobre a administração universitária, mas também é fundamental para a construção de um ambiente educacional mais democrático, inclusivo e responsivo às demandas da comunidade acadêmica. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Discentes | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática: concepções e experiências dos estudantes dos cursos de engenharia da ufpe | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4242952144017159 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7052921166435159 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0822-4394 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GESTÃO DEMOCRÁTICA - CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFPE.pdf | 269,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons