Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59071

Compartilhe esta página

Título: Jogo "Qual é a reação?": O lúdico na abordagem do conteúdo de reações orgânicas nomeadas no ensino superior.
Autor(es): MENEZES, Maria Eduarda de Assis
Palavras-chave: Ensino de Química Orgânica; Reações Orgânicas Nomeadas; jogo pedagógico.
Data do documento: 11-Out-2024
Citação: ASSIS MENEZES, Maria Eduarda de. Jogo "Qual é a reação?": o lúdico na abordagem do conteúdo de reações orgânicas nomeadas no ensino superior. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A existência dos jogos em sociedade, bem como sua ampla utilização nas mais diversas finalidades ao longo dos tempos é inegável. Esse elemento cultural passou a ter suas potencialidades atreladas a objetivos educacionais e, desde então, é utilizado como recurso pedagógico para o ensino de modo geral. Entretanto, a literatura discute sobre a repetição de abordagem dos mesmos conteúdos, sobretudo da educação básica, em detrimento de outros que não são explorados sob viés lúdico, como a classe de reações orgânicas nomeadas, cuja abordagem é apresentada de modo desarticulado pelos livros de Química Orgânica. Nessa perspectiva, o presente trabalho está voltado à análise da elaboração e validação de um jogo pedagógico denominado “Qual é a Reação?”. Para tal, o desenvolvimento do jogo se deu por meio da seleção de 15 reações nomeadas vistas nos cursos de graduação em Química e teve o objetivo pedagógico de promover seu reconhecimento e associação de maneira dinâmica. Para reforçar a importância do conteúdo, foi incialmente feito, por intermédio de um Questionário de Sondagem, um levantamento com 19 estudantes egressos das disciplinas de Química Orgânica do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco, sobre suas percepções em relação às reações. Após desenvolvido o jogo, sua validação foi feita por meio de um Teste de Jogabilidade com oito participantes, seguindo os mesmos critérios adotados com o questionário de sondagem. Somado ao que foi observado no evento teste, os dados que compuseram os resultados desse trabalho foram obtidos por meio de um segundo questionário (Questionário Avaliativo), que buscou investigar aspectos relacionados à motivação, experiência do usuário e aprendizagem proporcionados pelo jogo. Os resultados obtidos ressaltaram a importância de que o estudo desse conteúdo promove o reconhecimento das reações com destaque para a relação existente entre os nomes pelas quais são identificadas e suas particularidades. Ademais, os resultados evidenciaram as potencialidades lúdicas e pedagógicas presentes no jogo “Qual é a Reação?”, de modo que sua avaliação pelos estudantes aponta que este estimula o interesse e compreensão da temática. Desse modo, inferimos que o jogo alcançou, com êxito, seus objetivos centrais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59071
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Eduarda de Assis Menezes.pdf5,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons