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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59071
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | MENEZES, Maria Eduarda de Assis | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-04T12:09:49Z | - |
dc.date.available | 2024-12-04T12:09:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-02 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS MENEZES, Maria Eduarda de. Jogo "Qual é a reação?": o lúdico na abordagem do conteúdo de reações orgânicas nomeadas no ensino superior. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59071 | - |
dc.description.abstract | A existência dos jogos em sociedade, bem como sua ampla utilização nas mais diversas finalidades ao longo dos tempos é inegável. Esse elemento cultural passou a ter suas potencialidades atreladas a objetivos educacionais e, desde então, é utilizado como recurso pedagógico para o ensino de modo geral. Entretanto, a literatura discute sobre a repetição de abordagem dos mesmos conteúdos, sobretudo da educação básica, em detrimento de outros que não são explorados sob viés lúdico, como a classe de reações orgânicas nomeadas, cuja abordagem é apresentada de modo desarticulado pelos livros de Química Orgânica. Nessa perspectiva, o presente trabalho está voltado à análise da elaboração e validação de um jogo pedagógico denominado “Qual é a Reação?”. Para tal, o desenvolvimento do jogo se deu por meio da seleção de 15 reações nomeadas vistas nos cursos de graduação em Química e teve o objetivo pedagógico de promover seu reconhecimento e associação de maneira dinâmica. Para reforçar a importância do conteúdo, foi incialmente feito, por intermédio de um Questionário de Sondagem, um levantamento com 19 estudantes egressos das disciplinas de Química Orgânica do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco, sobre suas percepções em relação às reações. Após desenvolvido o jogo, sua validação foi feita por meio de um Teste de Jogabilidade com oito participantes, seguindo os mesmos critérios adotados com o questionário de sondagem. Somado ao que foi observado no evento teste, os dados que compuseram os resultados desse trabalho foram obtidos por meio de um segundo questionário (Questionário Avaliativo), que buscou investigar aspectos relacionados à motivação, experiência do usuário e aprendizagem proporcionados pelo jogo. Os resultados obtidos ressaltaram a importância de que o estudo desse conteúdo promove o reconhecimento das reações com destaque para a relação existente entre os nomes pelas quais são identificadas e suas particularidades. Ademais, os resultados evidenciaram as potencialidades lúdicas e pedagógicas presentes no jogo “Qual é a Reação?”, de modo que sua avaliação pelos estudantes aponta que este estimula o interesse e compreensão da temática. Desse modo, inferimos que o jogo alcançou, com êxito, seus objetivos centrais. | pt_BR |
dc.format.extent | 84p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Química Orgânica | pt_BR |
dc.subject | Reações Orgânicas Nomeadas | pt_BR |
dc.subject | jogo pedagógico. | pt_BR |
dc.title | Jogo "Qual é a reação?": O lúdico na abordagem do conteúdo de reações orgânicas nomeadas no ensino superior. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ANJOS, José Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2143028028060811 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8569508557507316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The existence of games in society, as well as their widespread use for a variety of purposes over time, is undeniable. This cultural element began to have its potential linked to educational objectives and, since then, it has been used as a pedagogical resource for teaching in general. However, the literature discusses the repetition of approaches to the same content, especially in basic education, to the detriment of others that are not explored from a playful perspective, such as the class of named organic reactions, whose approach is presented in a disjointed manner in Organic Chemistry books. From this perspective, this work is focused on the analysis of the development and validation of a pedagogical game called “What is the Reaction?”. To this end, the development of the game took place through the selection of 15 named reactions seen in undergraduate Chemistry courses and had the pedagogical objective of promoting their recognition and association in a dynamic manner. To reinforce the importance of the content, a survey was initially conducted using a Survey Questionnaire with 19 students who had graduated from the Organic Chemistry courses of the Chemistry undergraduate course at the Federal University of Pernambuco, regarding their perceptions regarding the reactions. After the game was developed, its validation was performed through a Gameplay Test with 8 (eight) participants, following the same criteria adopted for the survey questionnaire. In addition to what was observed in the test event, the data that comprised the results of this work were obtained through a second questionnaire (Evaluative Questionnaire), which investigated aspects related to motivation, user experience and learning provided by the game. The results obtained highlighted the importance of studying this content to promote the recognition of the reactions, highlighting the relationship between the names by which they are identified and their particularities. Furthermore, the results demonstrated the playful and pedagogical potential of the game “What is the Reaction?”, so that its evaluation by the students indicates that it stimulates interest and understanding of the theme. Thus, we infer that the game successfully achieved its central objectives. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4904671337447452 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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