Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59058
Compartilhe esta página
Título: | ABORDAGENS DA LINGUÍSTICA APLICADA NA LEITURA POR SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
Autor(es): | SILVA, Shirley da |
Palavras-chave: | Leitura; Surdos; Linguística aplicada; Libras; Bilinguismo |
Data do documento: | 21-Out-2024 |
Citação: | SILVA, Shirley da. ABORDAGENS DA LINGUÍSTICA APLICADA NA LEITURA POR SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras-Libras), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo conhecer e compreender os métodos e abordagens que envolvem o desenvolvimento da leitura por surdos usuários de Libras, com foco nos estudos da Linguística Aplicada publicados entre 2014 a 2024. A partir de uma revisão bibliográfica, buscou-se analisar como a Linguística Aplicada tem contribuído para superar os desafios enfrentados por essa comunidade na promoção da leitura. A pesquisa foi guiada pela pergunta: Como a Linguística Aplicada tem contribuído para a superação dos desafios na promoção da leitura por parte de surdos usuários de Libras? Para isso, foram identificados e analisados oito artigos de estudos acadêmicos que investigam práticas pedagógicas que utilizam a Libras como primeira língua (L1) e o português como segunda língua (L2). Entre os estudos analisados, destacam-se os trabalhos de Costa, Abreu e Garcia (2021), Toffolo, Bernardino, Vilhena e Pinheiro (2017), Silva (2014), Souza e Freitas Junior (2022), Silva (2018), Machado (2015), Albres (2016) e Moret e Mendonça (2016), que discutem o uso de recursos visuais e a mediação de professores capacitados no processo de ensino-aprendizagem da leitura. Os resultados indicam que a integração de abordagens bilíngues e o uso de metodologias visuais são essenciais para facilitar o processo de ensino-aprendizagem da leitura em alunos surdos, garantindo uma inclusão educacional mais eficaz. Apesar de avanços, a pesquisa destaca a necessidade de mais estudos focados na leitura, dado que a maioria das publicações tende a se concentrar na escrita. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59058 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Libras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Shirley da Silva.pdf | 289,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons