Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59058

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Gláucia Renata Pereira do-
dc.contributor.authorSILVA, Shirley da-
dc.date.accessioned2024-12-03T14:36:26Z-
dc.date.available2024-12-03T14:36:26Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.date.submitted2024-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, Shirley da. ABORDAGENS DA LINGUÍSTICA APLICADA NA LEITURA POR SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras-Libras), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59058-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo conhecer e compreender os métodos e abordagens que envolvem o desenvolvimento da leitura por surdos usuários de Libras, com foco nos estudos da Linguística Aplicada publicados entre 2014 a 2024. A partir de uma revisão bibliográfica, buscou-se analisar como a Linguística Aplicada tem contribuído para superar os desafios enfrentados por essa comunidade na promoção da leitura. A pesquisa foi guiada pela pergunta: Como a Linguística Aplicada tem contribuído para a superação dos desafios na promoção da leitura por parte de surdos usuários de Libras? Para isso, foram identificados e analisados oito artigos de estudos acadêmicos que investigam práticas pedagógicas que utilizam a Libras como primeira língua (L1) e o português como segunda língua (L2). Entre os estudos analisados, destacam-se os trabalhos de Costa, Abreu e Garcia (2021), Toffolo, Bernardino, Vilhena e Pinheiro (2017), Silva (2014), Souza e Freitas Junior (2022), Silva (2018), Machado (2015), Albres (2016) e Moret e Mendonça (2016), que discutem o uso de recursos visuais e a mediação de professores capacitados no processo de ensino-aprendizagem da leitura. Os resultados indicam que a integração de abordagens bilíngues e o uso de metodologias visuais são essenciais para facilitar o processo de ensino-aprendizagem da leitura em alunos surdos, garantindo uma inclusão educacional mais eficaz. Apesar de avanços, a pesquisa destaca a necessidade de mais estudos focados na leitura, dado que a maioria das publicações tende a se concentrar na escrita.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.titleABORDAGENS DA LINGUÍSTICA APLICADA NA LEITURA POR SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0461321783748451pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5888106779497586pt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo tuvo como objetivo conocer y comprender los métodos y enfoques que implican el desarrollo de la lectura por parte de personas sordas usuarias de la lengua de señas brasileña (Libras), con un enfoque en los estudios de Lingüística Aplicada publicados entre 2014 a 2024. A partir de una revisión bibliográfica, se buscó analizar cómo la Lingüística Aplicada ha contribuido a superar los desafíos enfrentados por esta comunidad en la promoción de la lectura. La investigación se guió por la pregunta: ¿Cómo ha contribuido la Lingüística Aplicada a la superación de los desafíos en la promoción de la lectura para los usuarios sordos de Libras? Entre los estudios analizados, se destacan los trabajos de Costa, Abreu y Garcia (2021), Toffolo, Bernardino, Vilhena y Pinheiro (2017), Silva (2014), Souza y Freitas Junior (2022), Silva (2018), Machado (2015), Albres (2016) y Moret y Mendonça (2016), que discuten el uso de recursos visuales y la mediación de profesores capacitados en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la lectura. Los resultados indican que la integración de enfoques bilingües y el uso de metodologías visuales son esenciales para facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje de la lectura en estudiantes sordos, garantizando una inclusión educativa más eficaz. A pesar de los avances, la investigación destaca la necesidad de más estudios centrados en la lectura, ya que la mayoría de las publicaciones tienden a enfocarse en la escritura.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Libraspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Shirley da Silva.pdf289,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons