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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59019
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Título: | Construção, validação e avaliação do efeito de um jogo educativo para prevenção de lesão por pressão |
Autor(es): | SOUSA JÚNIOR, Belarmino Santos de |
Palavras-chave: | Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Úlcera por Pressão - prevenção & controle; Cuidados de Enfermagem; Estudantes de Enfermagem |
Data do documento: | 23-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SOUSA JÚNIOR, Belarmino Santos de. Construção, validação e avaliação do efeito de um jogo educativo para prevenção de lesão por pressão. 2024. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A utilização de metodologias ativas no contexto da graduação em enfermagem tem contribuído para a adoção de mudanças na postura docente e discente, permitindo a este uma produção real de efeitos sobre o conhecimento produzido. Assim, as tecnologias educacionais vêm auxiliando nesse processo de aprendizagem significativa baseando-se na problematização dos contextos de saúde. Entre os riscos relacionados a assistência à saúde em ambientes hospitalares, destacam-se as Lesões por Pressão (LPP), como um dos principais problemas de pele que podem acometer pacientes críticos durante a internação. A incidência de LPP é um problema de saúde pública que impacta a pessoa doente, a família e a coletividade, requerendo especificidades na formação profissional do enfermeiro, para segurança do paciente na prevenção de LPP. O estudo em tela possui o objetivo de descrever o processo de construção, validação e avaliação de um jogo educativo voltado à prevenção de lesão por pressão para estudantes de enfermagem. Trata-se de um estudo de cunho metodológico e quase experimental com delineamento quantitativo, desenvolvidas durante o período entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023, em cinco etapas: buscas de evidências científicas; elaboração do jogo; validação de conteúdo e aparência por juízes; avaliação da capacidade lúdica do jogo por acadêmicos de enfermagem; avaliação do conhecimento dos acadêmicos relacionados à temática. Para a elaboração do jogo foi realizada uma revisão integrativa da literatura e uma técnica de revisão na literatura cinzenta específicas para jogos e softwares denominada Benchmarking. O jogo do tipo tabuleiro denominado “Pressão Zero: previna” foi elaborado contendo 41 cartas. A definição do número de cartas se deu pela quantidade de conteúdo abordado em cada categoria, de acordo com os dados das revisões em conjunto com o instrumento validado - Caliri-Pieper o qual foi utilizado para avaliar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem antes e após a intervenção com o referido Jogo. A validação de conteúdo foi realizada com 15 juízes, selecionados por amostragem intencional por meio de consulta ao currículo Lattes, seguindo a técnica de amostragem tipo "Bola de Neve". A validação de conteúdo considerou 18 itens, e calculados o Índice de Coeficiente de Validade em Nível de Item (I-CVI ≥ 0,80), em sua maioria foi de 1,0 com nível elevado de concordância, quanto ao conteúdo e roteiro a concordância apresentou média de 99%. Não houve discordância entre os juízes, no entanto houve sugestões as quais foram acatadas tendo os itens modificados, assim, o jogo foi validado como adequado. Após a etapa de validação e adequações foi aplicado o pré-teste, o jogo e pós teste e avaliação da capacidade lúdica, participaram desta etapa 32 acadêmicos graduandos de enfermagem de uma faculdade privada do Nordeste brasileiro. Foi utilizado o teste de Wilcoxon no teste de conhecimento dos estudantes, teste de normalodade de Kolmogov-Smirnov e a efetividade pelo teste de McNemar. Utilizou-se o teste de Mann-Whitney e Kriskal-Wallis, para verificação de associação entre as variáveis considerando um intervalo de confiança de 95% e um valor de p<0,05%. O jogo foi validado com IVC Global de 0,96 pelos estudantes. Os escores de acertos entre os períodos experimentais (antes e depois) da utilização do jogo educacional apresentaram significância estatística, os estudantes apresentaram um aumento de 18,11 questões (DP2±05). É possível concluir que o jogo educacional “Pressão zero: previna” pode ser usado como tecnologia educacional contribuindo para a formação dos graduandos de enfermagem, no tocante da prevenção de lesões por pressão, uma vez que o estudo demonstrou validade, e contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59019 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Enfermagem |
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