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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59019

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Vânia Pinheiro-
dc.contributor.authorSOUSA JÚNIOR, Belarmino Santos de-
dc.date.accessioned2024-12-02T14:03:23Z-
dc.date.available2024-12-02T14:03:23Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationSOUSA JÚNIOR, Belarmino Santos de. Construção, validação e avaliação do efeito de um jogo educativo para prevenção de lesão por pressão. 2024. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59019-
dc.description.abstractA utilização de metodologias ativas no contexto da graduação em enfermagem tem contribuído para a adoção de mudanças na postura docente e discente, permitindo a este uma produção real de efeitos sobre o conhecimento produzido. Assim, as tecnologias educacionais vêm auxiliando nesse processo de aprendizagem significativa baseando-se na problematização dos contextos de saúde. Entre os riscos relacionados a assistência à saúde em ambientes hospitalares, destacam-se as Lesões por Pressão (LPP), como um dos principais problemas de pele que podem acometer pacientes críticos durante a internação. A incidência de LPP é um problema de saúde pública que impacta a pessoa doente, a família e a coletividade, requerendo especificidades na formação profissional do enfermeiro, para segurança do paciente na prevenção de LPP. O estudo em tela possui o objetivo de descrever o processo de construção, validação e avaliação de um jogo educativo voltado à prevenção de lesão por pressão para estudantes de enfermagem. Trata-se de um estudo de cunho metodológico e quase experimental com delineamento quantitativo, desenvolvidas durante o período entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023, em cinco etapas: buscas de evidências científicas; elaboração do jogo; validação de conteúdo e aparência por juízes; avaliação da capacidade lúdica do jogo por acadêmicos de enfermagem; avaliação do conhecimento dos acadêmicos relacionados à temática. Para a elaboração do jogo foi realizada uma revisão integrativa da literatura e uma técnica de revisão na literatura cinzenta específicas para jogos e softwares denominada Benchmarking. O jogo do tipo tabuleiro denominado “Pressão Zero: previna” foi elaborado contendo 41 cartas. A definição do número de cartas se deu pela quantidade de conteúdo abordado em cada categoria, de acordo com os dados das revisões em conjunto com o instrumento validado - Caliri-Pieper o qual foi utilizado para avaliar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem antes e após a intervenção com o referido Jogo. A validação de conteúdo foi realizada com 15 juízes, selecionados por amostragem intencional por meio de consulta ao currículo Lattes, seguindo a técnica de amostragem tipo "Bola de Neve". A validação de conteúdo considerou 18 itens, e calculados o Índice de Coeficiente de Validade em Nível de Item (I-CVI ≥ 0,80), em sua maioria foi de 1,0 com nível elevado de concordância, quanto ao conteúdo e roteiro a concordância apresentou média de 99%. Não houve discordância entre os juízes, no entanto houve sugestões as quais foram acatadas tendo os itens modificados, assim, o jogo foi validado como adequado. Após a etapa de validação e adequações foi aplicado o pré-teste, o jogo e pós teste e avaliação da capacidade lúdica, participaram desta etapa 32 acadêmicos graduandos de enfermagem de uma faculdade privada do Nordeste brasileiro. Foi utilizado o teste de Wilcoxon no teste de conhecimento dos estudantes, teste de normalodade de Kolmogov-Smirnov e a efetividade pelo teste de McNemar. Utilizou-se o teste de Mann-Whitney e Kriskal-Wallis, para verificação de associação entre as variáveis considerando um intervalo de confiança de 95% e um valor de p<0,05%. O jogo foi validado com IVC Global de 0,96 pelos estudantes. Os escores de acertos entre os períodos experimentais (antes e depois) da utilização do jogo educacional apresentaram significância estatística, os estudantes apresentaram um aumento de 18,11 questões (DP2±05). É possível concluir que o jogo educacional “Pressão zero: previna” pode ser usado como tecnologia educacional contribuindo para a formação dos graduandos de enfermagem, no tocante da prevenção de lesões por pressão, uma vez que o estudo demonstrou validade, e contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectÚlcera por Pressão - prevenção & controlept_BR
dc.subjectCuidados de Enfermagempt_BR
dc.subjectEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.titleConstrução, validação e avaliação do efeito de um jogo educativo para prevenção de lesão por pressãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4690615336220074pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1188668343623047pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxThe use of active methodologies in the context of undergraduate nursing has contributed to the adoption of changes in teaching and student attitudes, allowing them to produce real effects on the knowledge produced. Thus, educational technologies have been assisting in this significant learning process based on the problematization of health contexts. Among the risks related to healthcare in hospital environments, Pressure Injuries (PPI) stand out as one of the main skin problems that can affect critically ill patients during hospitalization. The incidence of LPP is a public health problem that impacts the sick person, the family and the community, requiring specificities in the professional training of nurses, for patient safety in the prevention of LPP. The present study aims to describe the process of construction, validation and evaluation of an educational game aimed at preventing pressure injuries for nursing students. This is a methodological and quasi-experimental study with a quantitative design, developed during the period between January 2022 and December 2023, in five stages: searches for scientific evidence; game development; validation of content and appearance by judges; evaluation of the game's playfulness by nursing students; assessment of academic knowledge related to the topic. To develop the game, an integrative literature review and a gray literature review technique specific to games and software called Benchmarking were carried out. The board game called “Zero Pressure: prevent” was created containing 41 cards. The number of letters was defined based on the amount of content covered in each category, according to review data in conjunction with the validated instrument - Caliri-Pieper, which was used to assess the knowledge of nursing students before and after the intervention with the aforementioned Game. Content validation was carried out with 15 judges, selected by intentional sampling through consultation of the Lattes curriculum, following the "Snowball" sampling technique. Content validation considered 18 items, and the Item Level Validity Coefficient Index (I-CVI ≥ 0.80) was calculated, most of which were 1.0 with a high level of agreement regarding the content and script to be agreement presented an average of 99%. There was no disagreement between the judges, however there were suggestions which were accepted and the items were modified, thus, the game was validated as adequate. After the validation and adjustments stage, the pre-test, the game and post-test and evaluation of the playful capacity were applied. 32 undergraduate nursing students from a private college in the Brazilian Northeast participated in this stage. The Wilcoxon test was used to test students' knowledge, the Kolmogov-Smirnov normality test and the McNemar test for effectiveness. The Mann-Whitney and Kriskal-Wallis tests were used to verify the association between the variables considering a 95% confidence interval and a p-value <0.05%. The game was validated with a Global CVI of 0.96 by the students. The correct answers scores between the experimental periods (before and after) using the educational game showed statistical significance, the students presented an increase of 18.11 questions (SD2±05). It is possible to conclude that the educational game “Zero pressure: prevent” can be used as an educational technology contributing to the training of nursing students, regarding the prevention of pressure injuries, since the study demonstrated validity, and contributed to the process teaching-learning process for students.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1138326761013745pt_BR
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