Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58996

Compartilhe esta página

Título: A organização do ambiente e a cultura lúdica na educação infantil
Autor(es): SILVA, Maria Alice Lira Cordeiro da
Palavras-chave: Brincadeira; Eixo Estruturante; Ambientes de aprendizagem; Direito da aprendizagem; Educação infantil
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: SILVA, Maria Alice Lira Cordeiro da. A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE E A CULTURA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, (Ce-Dec) - Departamento de Ensino e Currículo , Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A brincadeira e a cultura lúdica são defendidas como estruturantes para Educação Infantil, tanto em documentos legais que refletem sobre a primeira infância como em estudos acadêmicos que se debruçam sobre a primeira etapa da Educação Básica. Justo por isso optamos, neste trabalho, em nos debruçarmos sobre uma análise em torno dos ambientes de aprendizagem, compreendendo como eles favorecem ou não a garantia do direito de brincar na Educação Infantil. Trabalhamos, então, numa pesquisa exploratória, do tipo Estudo de Caso, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na cidade do Recife. Os dados revelam que a brincadeira, além de não ser eixo estruturante das propostas pedagógicas, ainda é tratada de forma proibida ou desnecessária. Desse modo, destacamos que não é suficiente a existência de espaços amplos para garantia do direito à brincadeira. Urge que as instituições educativas que educam crianças na primeira infância incorporem o brincar como eixo estruturante das propostas de ensino e aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58996
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- MARIA ALICE LIRA CORDEIRO DA SILVA.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons