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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58996
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GONÇALVES, Catarina Carneiro | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Alice Lira Cordeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-27T18:54:22Z | - |
dc.date.available | 2024-11-27T18:54:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Alice Lira Cordeiro da. A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE E A CULTURA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, (Ce-Dec) - Departamento de Ensino e Currículo , Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58996 | - |
dc.description.abstract | A brincadeira e a cultura lúdica são defendidas como estruturantes para Educação Infantil, tanto em documentos legais que refletem sobre a primeira infância como em estudos acadêmicos que se debruçam sobre a primeira etapa da Educação Básica. Justo por isso optamos, neste trabalho, em nos debruçarmos sobre uma análise em torno dos ambientes de aprendizagem, compreendendo como eles favorecem ou não a garantia do direito de brincar na Educação Infantil. Trabalhamos, então, numa pesquisa exploratória, do tipo Estudo de Caso, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na cidade do Recife. Os dados revelam que a brincadeira, além de não ser eixo estruturante das propostas pedagógicas, ainda é tratada de forma proibida ou desnecessária. Desse modo, destacamos que não é suficiente a existência de espaços amplos para garantia do direito à brincadeira. Urge que as instituições educativas que educam crianças na primeira infância incorporem o brincar como eixo estruturante das propostas de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Eixo Estruturante | pt_BR |
dc.subject | Ambientes de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Direito da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A organização do ambiente e a cultura lúdica na educação infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1895935657182946 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Play and playful culture are defended as structuring for Early Childhood Education, both in legal documents that reflect on early childhood and in academic studies that focus on the first stage of Basic Education. Precisely for this reason, we chose, in this work, to focus on an analysis around learning environments, understanding how they favor or not the guarantee of the right to play in Early Childhood Education. We then worked on an exploratory research, of the Case Study type, carried out in a Municipal Center for Early Childhood Education located in the city of Recife. The data reveal that play, in addition to not being a structuring axis of pedagogical proposals, is still treated in a prohibited or unnecessary way. Thus, we emphasize that the existence of ample spaces to guarantee the right to play is not enough. It is urgent that educational institutions that educate children in early childhood incorporate play as a structuring axis of teaching and learning proposals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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