Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58947

Comparte esta pagina

Título : REVID[e] no contexto do ensino remoto: ações e experiência(s) de inclusão digital de licenciandos/as em pedagogia da ufpe
Autor : SOUZA, Estefane Domingos de
Palabras clave : Ensino remoto; Inclusão digital; Ensino superior; Tecnologia educacional; Pandemia covid-19
Fecha de publicación : 10-may-2023
Citación : SOUZA, Estefane Domingos de. REVID[e] no Contexto do Ensino Remoto: ações e experiências de inclusão digital de licenciandos/as em Pedagogia da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Diante da emergência sanitária apresentada pela epidemia da Covid-19, a inclusão digital se tornou o centro da atenção de ações de mitigação no campo educacional, a luz do ensino remoto. Particularmente na educação superior, com o Plano Induzido da Matriz de Análise de Inclusão Digital, buscamos responder a seguinte questão: como os/as licenciandos/as de Pedagogia contemplados/as pelo edital de inclusão digital da PROAES vivenciaram, no seu cotidiano, as ações propostas pelo Projeto REVID-UFPE no contexto do ensino remoto? Posto isso, este trabalho objetiva investigar como os/as estudantes de Pedagogia beneficiados/as pelo Projeto REVID-UFPE percebem as ações desenvolvidas, sendo o corpus analisado com base na Matriz de Análise de Inclusão Digital no Plano Induzido. Tal pesquisa possui, então, uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e de caráter descritivo e exploratório. Para a coleta do corpus, optou-se pela pesquisa-participante, revisão de literatura, análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas individuais com 6 sujeitos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, realizando-se a análise de conteúdo, a qual foi organizada em três categorias: (1) experiências educativas vivenciadas pelos/as licenciandos/as; (2) vivências de inclusão digital pelos estudantes; e (3) concepções de ID (Inclusão Digital) dos estudantes de Pedagogia. Ao longo da pesquisa, foi possível observar que as experiências variaram entre situações positivas e negativas, refletindo a complexidade do contexto de transição entre o ensino presencial e o ensino remoto, como problemas técnicos durante as aulas síncronas e dificuldades no uso dos aplicativos. Além das questões relacionadas à inclusão digital, também foram identificadas concepções dos estudantes sobre o contexto mais amplo das aulas remotas. Diante dessas reflexões, é fundamental compreender a ID não apenas como um processo de aquisição de habilidades técnicas, mas também como uma prática social que requer sensibilidade, acolhimento e compreensão das necessidades dos estudantes. Portanto, este estudo destacou a importância de compreender e valorizar as vivências dos estudantes em relação à inclusão digital, buscando aprimorar as práticas educacionais que proporcionem não só a emancipação sociodigital, mas a superação efetiva das desigualdades na formação dos sujeitos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58947
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Estefane (1).pdf261,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons