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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58947
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SABBATINI, Marcelo | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Estefane Domingos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T18:10:47Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T18:10:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-05 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Estefane Domingos de. REVID[e] no Contexto do Ensino Remoto: ações e experiências de inclusão digital de licenciandos/as em Pedagogia da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58947 | - |
dc.description.abstract | Diante da emergência sanitária apresentada pela epidemia da Covid-19, a inclusão digital se tornou o centro da atenção de ações de mitigação no campo educacional, a luz do ensino remoto. Particularmente na educação superior, com o Plano Induzido da Matriz de Análise de Inclusão Digital, buscamos responder a seguinte questão: como os/as licenciandos/as de Pedagogia contemplados/as pelo edital de inclusão digital da PROAES vivenciaram, no seu cotidiano, as ações propostas pelo Projeto REVID-UFPE no contexto do ensino remoto? Posto isso, este trabalho objetiva investigar como os/as estudantes de Pedagogia beneficiados/as pelo Projeto REVID-UFPE percebem as ações desenvolvidas, sendo o corpus analisado com base na Matriz de Análise de Inclusão Digital no Plano Induzido. Tal pesquisa possui, então, uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e de caráter descritivo e exploratório. Para a coleta do corpus, optou-se pela pesquisa-participante, revisão de literatura, análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas individuais com 6 sujeitos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, realizando-se a análise de conteúdo, a qual foi organizada em três categorias: (1) experiências educativas vivenciadas pelos/as licenciandos/as; (2) vivências de inclusão digital pelos estudantes; e (3) concepções de ID (Inclusão Digital) dos estudantes de Pedagogia. Ao longo da pesquisa, foi possível observar que as experiências variaram entre situações positivas e negativas, refletindo a complexidade do contexto de transição entre o ensino presencial e o ensino remoto, como problemas técnicos durante as aulas síncronas e dificuldades no uso dos aplicativos. Além das questões relacionadas à inclusão digital, também foram identificadas concepções dos estudantes sobre o contexto mais amplo das aulas remotas. Diante dessas reflexões, é fundamental compreender a ID não apenas como um processo de aquisição de habilidades técnicas, mas também como uma prática social que requer sensibilidade, acolhimento e compreensão das necessidades dos estudantes. Portanto, este estudo destacou a importância de compreender e valorizar as vivências dos estudantes em relação à inclusão digital, buscando aprimorar as práticas educacionais que proporcionem não só a emancipação sociodigital, mas a superação efetiva das desigualdades na formação dos sujeitos. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Pandemia covid-19 | pt_BR |
dc.title | REVID[e] no contexto do ensino remoto: ações e experiência(s) de inclusão digital de licenciandos/as em pedagogia da ufpe | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PADILHA, Maria Auxiliadora Soares | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0240584376109858 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1924207127592816 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In light of the health emergency presented by the COVID-19 epidemic, digital inclusion has become the focus of mitigation actions in the educational field, particularly in light of remote learning. Specifically, in higher education with the Induced Plan of the Digital Inclusion Analysis Matrix, we seek to answer the following question: Pedagogy contemplated by PROAES digital inclusion public notice, did they experience the actions proposed by the REVID-UFPE Project in the context of remote teaching in their daily lives? For this, the general objective is to investigate how Pedagogy students benefit from the REVID-UFPE Project and how they perceive the actions developed in the light of the Digital Inclusion Analysis Matrix in the Induced plan. This research has a qualitative approach, of an applied nature with a descriptive and exploratory nature. For data collection, participant research, literature review, document analysis, participant observation and individual semi-structured interviews with 6 students from the Pedagogy course at the Federal University of Pernambuco were chosen. Content analysis was carried out and organized into three categories: (1) Educational experiences lived by the undergraduates; (2) Experiences of digital inclusion by students and (3) ID conceptions of Pedagogy students, below. Throughout this research, it was possible to observe that the experiences varied between positive and negative situations, reflecting the complexity of this context of transition to remote teaching, challenging situations, such as technical problems during synchronous classes and difficulties in using applications. In addition to issues related to digital inclusion, students' conceptions about the broader context of remote classes were also identified. Given these reflections, it is essential to understand DI not only as a process of acquiring technical skills, but also as a social practice that requires sensitivity, acceptance and understanding of students' needs. Therefore, this study highlighted the importance of understanding and valuing students' experiences in relation to digital inclusion, seeking to improve educational practices that provide not only socio-digital emancipation, but the effective overcoming of inequalities in the formation of subjects. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS SOCIOFILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.degree.graduation | PEDAGOGIA | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1120580802653357 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4362-828X | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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