Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58909

Comparte esta pagina

Título : A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais
Autor : CASTROGIOVANNI, A. C.
ABREU E SILVA, Paulo Roberto Florência de
Palabras clave : Cartografia; Educação Cartográfica; Geografia - Território
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Editora Letra 1
Citación : CASTROGIOVANNI, A.C.; ABREU E SILVA, Paulo Roberto Florência de. A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais. In.: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; COSTELLA, R. Z. (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia: oscilações. Porto Alegre: Editora Letra1, 2016, p. 143-156
Resumen : O texto apresenta a importância do ensino da Educação Cartográfica nas escolas, num processo de formação cartográfica, bem como da tecnologia do SIG, nas disputas territoriais e nas construções cartográficas. Sabe-se que a discussão do conceito de território, tem sido objeto de intensos debates para geógrafos e cientistas sociais. Raffestin (2009) entende que o território não poderia ser nada mais que o produto dos atores sociais e que são esses atores que produzem o território, partindo da realidade inicial dada, que é o espaço. Neste sentido, se o território se relaciona ao poder, a cartografia por si só, representa uma ferramenta de manutenção deste poder. Assim constata-se a importância que tem o conhecimento cartográfico adquirido nas escolas, pois os alunos, sujeitos sociais, poderão analisar/diagnosticar erros e posicionarem-se em projetos que tenha como foco as disputas territoriais.
Descripción : Todas as notas de rodapé estão no final do texto
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58909
Aparece en las colecciones: Capítulos de Livros - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CASTROGIOVANNI. A dialógica entre a cartografia. p. 143-156.pdf
  Acceso restringido
147,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.