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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58909
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | CASTILHO, Luciano Roberto | - |
dc.contributor.author | CASTROGIOVANNI, A. C. | - |
dc.contributor.author | ABREU E SILVA, Paulo Roberto Florência de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-22T17:55:29Z | - |
dc.date.available | 2024-11-22T17:55:29Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CASTROGIOVANNI, A.C.; ABREU E SILVA, Paulo Roberto Florência de. A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais. In.: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; COSTELLA, R. Z. (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia: oscilações. Porto Alegre: Editora Letra1, 2016, p. 143-156 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58909 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto apresenta a importância do ensino da Educação Cartográfica nas escolas, num processo de formação cartográfica, bem como da tecnologia do SIG, nas disputas territoriais e nas construções cartográficas. Sabe-se que a discussão do conceito de território, tem sido objeto de intensos debates para geógrafos e cientistas sociais. Raffestin (2009) entende que o território não poderia ser nada mais que o produto dos atores sociais e que são esses atores que produzem o território, partindo da realidade inicial dada, que é o espaço. Neste sentido, se o território se relaciona ao poder, a cartografia por si só, representa uma ferramenta de manutenção deste poder. Assim constata-se a importância que tem o conhecimento cartográfico adquirido nas escolas, pois os alunos, sujeitos sociais, poderão analisar/diagnosticar erros e posicionarem-se em projetos que tenha como foco as disputas territoriais. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 143-156 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Letra 1 | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Educação Cartográfica | pt_BR |
dc.subject | Geografia - Território | pt_BR |
dc.title | A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais | pt_BR |
dc.type | TrechoObra | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2024-02 | - |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.location.city | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Capítulos de Livros - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CASTROGIOVANNI. A dialógica entre a cartografia. p. 143-156.pdf Acesso restrito | 147,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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