Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58835
Share on
Title: | História da Educação no Brasil: As características de sua constituição |
Authors: | ALVES, Guilherme Herreira |
Keywords: | História da Educação; Pesquisa; Institucionalização |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | ALVES, Guilherme Herreira. História da Educação no Brasil: As características de sua constituição. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, v.8, n.1, Jan./Jun., 2022. p. 59-71 |
Abstract: | Apresentam-se resultados parciais de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – campus de Marília, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, vinculada à linha “Filosofia e História da Educação”, em nível de mestrado. Visando contribuir para a compreensão do processo de consolidação das pesquisas em História da Educação no Brasil, sem fazer uma cronologia, enfoca-se em apresentar as principais características históricas que estimularam e permitiram que as pesquisas dedicadas à temática ganhassem espaço nos meios científicos nacionais. Por meio de uma abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, a análise preliminar possibilita constatar o processo de constituição do campo da História da Educação no Brasil, tomada inicialmente como uma disciplina e, após um longo período, consolidando-se enquanto campo de pesquisa vinculado ao desenvolvimento da universidade brasileira e Programas de Pós-Graduação e, ao mesmo tempo, fortalecido pelas diversas iniciativas de entidades e associações, grupos de pesquisa e pesquisadores brasileiros que contribuíram para configurar esse campo de ensino e pesquisa. |
Description: | [Todas as notas de rodapé, estão no final do texto] |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58835 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALVES. Historia de Educação no Brasil. p.59-71 .pdf Restricted Access | 173,59 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.