Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58835

Share on

Title: História da Educação no Brasil: As características de sua constituição
Authors: ALVES, Guilherme Herreira
Keywords: História da Educação; Pesquisa; Institucionalização
Issue Date: 2022
Citation: ALVES, Guilherme Herreira. História da Educação no Brasil: As características de sua constituição. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, v.8, n.1, Jan./Jun., 2022. p. 59-71
Abstract: Apresentam-se resultados parciais de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – campus de Marília, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, vinculada à linha “Filosofia e História da Educação”, em nível de mestrado. Visando contribuir para a compreensão do processo de consolidação das pesquisas em História da Educação no Brasil, sem fazer uma cronologia, enfoca-se em apresentar as principais características históricas que estimularam e permitiram que as pesquisas dedicadas à temática ganhassem espaço nos meios científicos nacionais. Por meio de uma abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, a análise preliminar possibilita constatar o processo de constituição do campo da História da Educação no Brasil, tomada inicialmente como uma disciplina e, após um longo período, consolidando-se enquanto campo de pesquisa vinculado ao desenvolvimento da universidade brasileira e Programas de Pós-Graduação e, ao mesmo tempo, fortalecido pelas diversas iniciativas de entidades e associações, grupos de pesquisa e pesquisadores brasileiros que contribuíram para configurar esse campo de ensino e pesquisa.
Description: [Todas as notas de rodapé, estão no final do texto]
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58835
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALVES. Historia de Educação no Brasil. p.59-71 .pdf
  Restricted Access
173,59 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.