Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58835
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ALVES, Guilherme Herreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T13:25:24Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18T13:25:24Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Guilherme Herreira. História da Educação no Brasil: As características de sua constituição. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, v.8, n.1, Jan./Jun., 2022. p. 59-71 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58835 | - |
dc.description | [Todas as notas de rodapé, estão no final do texto] | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresentam-se resultados parciais de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – campus de Marília, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, vinculada à linha “Filosofia e História da Educação”, em nível de mestrado. Visando contribuir para a compreensão do processo de consolidação das pesquisas em História da Educação no Brasil, sem fazer uma cronologia, enfoca-se em apresentar as principais características históricas que estimularam e permitiram que as pesquisas dedicadas à temática ganhassem espaço nos meios científicos nacionais. Por meio de uma abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, a análise preliminar possibilita constatar o processo de constituição do campo da História da Educação no Brasil, tomada inicialmente como uma disciplina e, após um longo período, consolidando-se enquanto campo de pesquisa vinculado ao desenvolvimento da universidade brasileira e Programas de Pós-Graduação e, ao mesmo tempo, fortalecido pelas diversas iniciativas de entidades e associações, grupos de pesquisa e pesquisadores brasileiros que contribuíram para configurar esse campo de ensino e pesquisa. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 59-71 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Institucionalização | pt_BR |
dc.title | História da Educação no Brasil: As características de sua constituição | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.n1.p59 | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2022 | - |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALVES. Historia de Educação no Brasil. p.59-71 .pdf Acceso restringido | 173,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.