Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5881
Título: O mercado automotivo do grande Recife: análise atual e pespectivas
Autor(es): SOUZA, Luciano Brandão de
Palavras-chave: Mercado automotivo;Modelos probabilísticos e estatísticos;Comércio de automóveis
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Brandão de Souza, Luciano; Menezes Campello de Souza, Fernando. O mercado automotivo do grande Recife: análise atual e pespectivas. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Trata-se do uso e do comércio de automóveis considerando-se neste escopo todos os seus agentes, e mais especificamente, o consumidor, as concessionárias e as montadoras. Dentro do paradigma da Engenharia de Sistemas são estudados detalhadamente alguns modelos probabilísticos e estatísticos do mercado automotivo. Inicia-se com um apanhado histórico da evolução do setor automotivo. Continua com uma descrição da metodologia de medida das variáveis, dos parâmetros e dos indicadores deste setor, explicitando alguns mecanismos que interferem nos resultados desses procedimentos de medidas. Estuda-se então, utilizando dados reais, obtidos através de uma pesquisa envolvendo mais de mil e quatrocentos sujeitos, o perfil do consumidor de automóveis do grande Recife. Além de apresentar as preferências deste consumidor e suas interações com os fatores condicionantes. Finalmente, propõe-se uma abordagem quanto ao diagnóstico, acompanhamento e gerenciamento do sistema à luz da Engenharia de Sistemas, bem como uma análise das tendências e perspectivas do mercado automotivo. Os resultados mostram que os fatores sócio-econômicos, ocupacionais e geográficos não têm influência em muitas atitudes do consumidor como fidelidade à marca e a escolha desta. Verificou-se, também, que existe uma dinâmica de troca de marcas, intimamente relacionada com o posicionamento destas no mercado, que vai provocar uma redistribuição das fatias de mercado. Diagnosticou-se, por fim, uma crise no mercado das concessionárias e, neste contexto, propôs-se algumas alternativas para este mercado
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5881
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7421_1.pdf3,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.