Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5881

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Fernando Menezes Campello dept_BR
dc.contributor.authorSOUZA, Luciano Brandão dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:42:16Z
dc.date.available2014-06-12T17:42:16Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationBrandão de Souza, Luciano; Menezes Campello de Souza, Fernando. O mercado automotivo do grande Recife: análise atual e pespectivas. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5881
dc.description.abstractTrata-se do uso e do comércio de automóveis considerando-se neste escopo todos os seus agentes, e mais especificamente, o consumidor, as concessionárias e as montadoras. Dentro do paradigma da Engenharia de Sistemas são estudados detalhadamente alguns modelos probabilísticos e estatísticos do mercado automotivo. Inicia-se com um apanhado histórico da evolução do setor automotivo. Continua com uma descrição da metodologia de medida das variáveis, dos parâmetros e dos indicadores deste setor, explicitando alguns mecanismos que interferem nos resultados desses procedimentos de medidas. Estuda-se então, utilizando dados reais, obtidos através de uma pesquisa envolvendo mais de mil e quatrocentos sujeitos, o perfil do consumidor de automóveis do grande Recife. Além de apresentar as preferências deste consumidor e suas interações com os fatores condicionantes. Finalmente, propõe-se uma abordagem quanto ao diagnóstico, acompanhamento e gerenciamento do sistema à luz da Engenharia de Sistemas, bem como uma análise das tendências e perspectivas do mercado automotivo. Os resultados mostram que os fatores sócio-econômicos, ocupacionais e geográficos não têm influência em muitas atitudes do consumidor como fidelidade à marca e a escolha desta. Verificou-se, também, que existe uma dinâmica de troca de marcas, intimamente relacionada com o posicionamento destas no mercado, que vai provocar uma redistribuição das fatias de mercado. Diagnosticou-se, por fim, uma crise no mercado das concessionárias e, neste contexto, propôs-se algumas alternativas para este mercadopt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMercado automotivopt_BR
dc.subjectModelos probabilísticos e estatísticospt_BR
dc.subjectComércio de automóveispt_BR
dc.titleO mercado automotivo do grande Recife: análise atual e pespectivaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7421_1.pdf3,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons