Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58794

Compartilhe esta página

Título: Gestão democrática e os desafios da integração família e escola
Autor(es): SOUZA, Wilton José de
Palavras-chave: Escola e família; Gestão democrática; Participação
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: SOUZA, Wilton José de. Gestão democrática e os desafios da integração família e escola. 2024. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão e os desafios da integração família escola, mais especificamente no que se refere à perspectiva da gestão sobre a participação da família na escola, com o propósito de entender o cotidiano de trabalho dos gestores, naquilo que pode ser compreendido enquanto ações que fortalecem a participação dos familiares na gestão escolar, na construção da democracia no espaço escolar, para isso a fundamentação teórica ficou a cargo de Vitor Paro, Libâneo e Heloísa Luck. Para alcançar o objetivo proposto, o principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista, foram feitas 4 entrevistas em duas escolas, com o gestor(a) e o vice gestor(a), além da análise de informações que se encontram em documentos nacionais sobre o tema gestão democrática, como o PNE e a LDB de 1996 que dão orientações sobre a temática. Para tanto, buscou compreender as dificuldades em aproximar a família e a escola, e desse modo, analisar os principais desafios para efetivar a integração família e escola, esse estudo se mostra importante pois ultimamente vem se discutindo a importância de uma escola mais democrática, onde as partes envolvidas possam ser agentes ativos nos processos que envolvem o dia a dia da escola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58794
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC (1).pdf183,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons