Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58794
Share on
Title: | Gestão democrática e os desafios da integração família e escola |
Authors: | SOUZA, Wilton José de |
Keywords: | Escola e família; Gestão democrática; Participação |
Issue Date: | 8-May-2023 |
Citation: | SOUZA, Wilton José de. Gestão democrática e os desafios da integração família e escola. 2024. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão e os desafios da integração família escola, mais especificamente no que se refere à perspectiva da gestão sobre a participação da família na escola, com o propósito de entender o cotidiano de trabalho dos gestores, naquilo que pode ser compreendido enquanto ações que fortalecem a participação dos familiares na gestão escolar, na construção da democracia no espaço escolar, para isso a fundamentação teórica ficou a cargo de Vitor Paro, Libâneo e Heloísa Luck. Para alcançar o objetivo proposto, o principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista, foram feitas 4 entrevistas em duas escolas, com o gestor(a) e o vice gestor(a), além da análise de informações que se encontram em documentos nacionais sobre o tema gestão democrática, como o PNE e a LDB de 1996 que dão orientações sobre a temática. Para tanto, buscou compreender as dificuldades em aproximar a família e a escola, e desse modo, analisar os principais desafios para efetivar a integração família e escola, esse estudo se mostra importante pois ultimamente vem se discutindo a importância de uma escola mais democrática, onde as partes envolvidas possam ser agentes ativos nos processos que envolvem o dia a dia da escola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58794 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC (1).pdf | 183,21 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License