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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58790
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Título: | Disputa orgânica: jogo como auxílio de aprendizagem em química orgânica no ensino médio. |
Autor(es): | TRAJANO, Kleyton Junior de França |
Palavras-chave: | Jogos didáticos; Ensino de química; Química orgânica |
Data do documento: | 10-Out-2024 |
Citação: | TRAJANO, Kleyton Júnior de França. Disputa orgânica: jogo como auxílio de aprendizagem em química orgânica no ensino médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Química - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru/PE, 2024. |
Abstract: | Este trabalho tem como foco principal a elaboração e validação do jogo “Disputa Orgânica” como instrumento pedagógico para auxílio no ensino de química orgânica para turmas do ensino médio. No presente trabalho, a temática dos jogos é amplamente explorada, com ênfase na sua aplicação educacional. São abordados aspectos relacionados à definição dos jogos educativos formais e seu desenvolvimento ao longo da história, bem como as teorias atuais que embasam essa área, visando a elaboração e validação do jogo proposto. Busca-se destacar os potenciais desenvolvimentos que a vivência do jogo pode propiciar aos estudantes, além de mobilizar de forma intencional o estudante em ações didáticas reflexivas que podem favorecer a aprendizagem. Para embasar essa proposta, foram apresentados tópicos de química orgânica presentes no jogo, e a Taxonomia de Bloom revisada, usada para realizar a análises de parte dos resultados. O design do jogo elaborado é composto por um tabuleiro, em que temos peças que fazem referências aos grupos de estudantes, dados e fichas, além do material digital composto pelo slide interativo e as questões do conteúdo de química orgânica. Para a sua validação, analisamos o comportamento observado e falas dos participantes no decorrer da aplicação do jogo e as concepções dos participantes coletados por meio de questionário pós-aplicação do jogo. A analise considerou paramentos lúdicos e educacionais fomentados na vivência do jogo. Diante disso, verifica-se que o jogo foi capaz de promover engajamento, interação, motivação, superação de dificuldades, além de propiciar aos participantes situações em que puderam mobilizar os saberes de química em ações como Lembrar, Entender, Aplicar, Analisar, Avaliar e Criar, que remetem aos parâmentos da Taxonomia de Bloom. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58790 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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