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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58790

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorTRAJANO, Kleyton Junior de França-
dc.date.accessioned2024-11-13T16:26:37Z-
dc.date.available2024-11-13T16:26:37Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.date.submitted2024-11-04-
dc.identifier.citationTRAJANO, Kleyton Júnior de França. Disputa orgânica: jogo como auxílio de aprendizagem em química orgânica no ensino médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Química - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru/PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58790-
dc.description.abstractEste trabalho tem como foco principal a elaboração e validação do jogo “Disputa Orgânica” como instrumento pedagógico para auxílio no ensino de química orgânica para turmas do ensino médio. No presente trabalho, a temática dos jogos é amplamente explorada, com ênfase na sua aplicação educacional. São abordados aspectos relacionados à definição dos jogos educativos formais e seu desenvolvimento ao longo da história, bem como as teorias atuais que embasam essa área, visando a elaboração e validação do jogo proposto. Busca-se destacar os potenciais desenvolvimentos que a vivência do jogo pode propiciar aos estudantes, além de mobilizar de forma intencional o estudante em ações didáticas reflexivas que podem favorecer a aprendizagem. Para embasar essa proposta, foram apresentados tópicos de química orgânica presentes no jogo, e a Taxonomia de Bloom revisada, usada para realizar a análises de parte dos resultados. O design do jogo elaborado é composto por um tabuleiro, em que temos peças que fazem referências aos grupos de estudantes, dados e fichas, além do material digital composto pelo slide interativo e as questões do conteúdo de química orgânica. Para a sua validação, analisamos o comportamento observado e falas dos participantes no decorrer da aplicação do jogo e as concepções dos participantes coletados por meio de questionário pós-aplicação do jogo. A analise considerou paramentos lúdicos e educacionais fomentados na vivência do jogo. Diante disso, verifica-se que o jogo foi capaz de promover engajamento, interação, motivação, superação de dificuldades, além de propiciar aos participantes situações em que puderam mobilizar os saberes de química em ações como Lembrar, Entender, Aplicar, Analisar, Avaliar e Criar, que remetem aos parâmentos da Taxonomia de Bloom.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.titleDisputa orgânica: jogo como auxílio de aprendizagem em química orgânica no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxThis work focuses primarily on the design and validation of the game “Disputa Orgânica” as a pedagogical tool to aid in the teaching of organic chemistry to high school students. In this study, the theme of games is extensively explored, with an emphasis on their educational application. Topics related to the definition of formal educational games and their historical development are addressed, as well as current theories that underpin this area, aiming at the design and validation of the proposed game. The study seeks to highlight the potential developments that the game experience can provide to students, in addition to intentionally engaging students in reflective didactic actions that may enhance learning. To support this proposal, topics of organic chemistry present in the game were introduced, along with the revised Bloom's Taxonomy, which was used to analyze part of the results. The game design consists of a board, with pieces representing student groups, dice, and tokens, as well as digital material including an interactive slide and questions about organic chemistry content. For its validation, we analyzed the behavior observed and the participants' feedback during the game, as well as their perceptions collected through a post-game questionnaire. The analysis considered both the ludic and educational aspects fostered by the game experience. In light of this, it was found that the game was able to promote engagement, interaction, motivation, and the overcoming of difficulties, while also providing participants with situations where they could apply their chemistry knowledge in actions such as Remembering, Understanding, Applying, Analyzing, Evaluating, and Creating, which correspond to the parameters of Bloom’s Taxonomy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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