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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58783

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Title: Gestão de trânsito como ferramenta para minimizar os impactos das emissões de gases de efeito estufa.
Authors: MATOS, Pedro Henrique Damião de
Keywords: Gestão de tráfego; Gestão ambiental; Impacto; Emissões de GEE; Sustentabilidade ambiental
Issue Date: 26-Mar-2024
Citation: MATOS, P.H.D.. Gestão de trânsito como ferramenta para minimizar os impactos das emissões de gases de efeito estufa. 2024
Abstract: Este estudo aborda a gestão de trânsito em Caruaru como uma estratégia essencial para reduzir os impactos ambientais, especialmente os relacionados às emissões de gases de efeito estufa (GEE), com a finalidade de melhorar tanto a mobilidade urbana quanto a qualidade de vida da população. Atualmente, o município enfrenta desafios significativos devido ao crescimento populacional e à expansão da frota veicular, que contribuem para o aumento de congestionamentos e, consequentemente, das emissões de GEE. No entanto, observa-se uma lacuna na infraestrutura de transportes e nas políticas públicas voltadas para uma mobilidade urbana sustentável, indicando uma necessidade de expansão e aprimoramento das estratégias de gestão de trânsito. O objetivo geral deste trabalho é analisar a gestão de trânsito em Caruaru e propor intervenções que possam reduzir efetivamente as emissões de GEE. A metodologia empregada incluiu uma análise qualitativa e quantitativa da infraestrutura viária, das políticas de mobilidade urbana, do transporte público e dos dispositivos de controle de tráfego, além de investigações sobre o uso de veículos de baixa emissão e de grande porte. Foram utilizadas fontes documentais, observações diretas e dados fornecidos pela gestão municipal. Os resultados apontam para a necessidade de expansão da malha cicloviária, incentivo à mobilidade ativa, implementação de políticas para a eletrificação da frota e o uso de tecnologias inteligentes de controle de tráfego. A conclusão destaca que o planejamento urbano deve evoluir para fomentar bairros autossuficientes e melhorar a integração entre diferentes modais de transporte, visando um sistema de mobilidade mais eficiente e sustentável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58783
Appears in Collections:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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