Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58783
Compartilhe esta página
Título: | Gestão de trânsito como ferramenta para minimizar os impactos das emissões de gases de efeito estufa. |
Autor(es): | MATOS, Pedro Henrique Damião de |
Palavras-chave: | Gestão de tráfego; Gestão ambiental; Impacto; Emissões de GEE; Sustentabilidade ambiental |
Data do documento: | 26-Mar-2024 |
Citação: | MATOS, P.H.D.. Gestão de trânsito como ferramenta para minimizar os impactos das emissões de gases de efeito estufa. 2024 |
Abstract: | Este estudo aborda a gestão de trânsito em Caruaru como uma estratégia essencial para reduzir os impactos ambientais, especialmente os relacionados às emissões de gases de efeito estufa (GEE), com a finalidade de melhorar tanto a mobilidade urbana quanto a qualidade de vida da população. Atualmente, o município enfrenta desafios significativos devido ao crescimento populacional e à expansão da frota veicular, que contribuem para o aumento de congestionamentos e, consequentemente, das emissões de GEE. No entanto, observa-se uma lacuna na infraestrutura de transportes e nas políticas públicas voltadas para uma mobilidade urbana sustentável, indicando uma necessidade de expansão e aprimoramento das estratégias de gestão de trânsito. O objetivo geral deste trabalho é analisar a gestão de trânsito em Caruaru e propor intervenções que possam reduzir efetivamente as emissões de GEE. A metodologia empregada incluiu uma análise qualitativa e quantitativa da infraestrutura viária, das políticas de mobilidade urbana, do transporte público e dos dispositivos de controle de tráfego, além de investigações sobre o uso de veículos de baixa emissão e de grande porte. Foram utilizadas fontes documentais, observações diretas e dados fornecidos pela gestão municipal. Os resultados apontam para a necessidade de expansão da malha cicloviária, incentivo à mobilidade ativa, implementação de políticas para a eletrificação da frota e o uso de tecnologias inteligentes de controle de tráfego. A conclusão destaca que o planejamento urbano deve evoluir para fomentar bairros autossuficientes e melhorar a integração entre diferentes modais de transporte, visando um sistema de mobilidade mais eficiente e sustentável. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58783 |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Pedro Henrique Damião de Matos.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons