Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58758

Compartilhe esta página

Título: Vida e morte das estrelas: uma proposta didática a partir do caso de Eta Carinae.
Autor(es): TEIXEIRA, Eduarda Beatriz de Lima
Palavras-chave: Natureza da Ciência; Augusto Damineli; Eta Carinae; Sequência Didática; Evolução estelar
Data do documento: 17-Set-2024
Citação: TEIXEIRA, Eduarda Beatriz de Lima. Vida e morte das estrelas: uma proposta didática a partir do caso de Eta Carinae. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver uma sequência didática para o ensino de ciências, focando na estrela Eta Carinae em uma abordagem a partir da Natureza da Ciência (NdC). Através de um estudo de caso, a proposta visa não apenas enriquecer o conhecimento científico dos estudantes do Ensino Fundamental, mas também promover uma compreensão crítica e reflexiva sobre o processo de fazer ciência. A pesquisa destaca a importância de incluir temas contemporâneos da ciência no currículo escolar, aproximando os estudantes da prática científica e desmistificando a ciência como algo produzido apenas por gênios isolados. Além disso, é visível a carência de formação docente em astronomia, um tema essencial na Educação Básica. A sequência didática desenvolvida oferece suporte para professores, capacitando-os a abordar a evolução estelar usando a NdC. O trabalho também realiza uma análise das contribuições da NdC no ensino de física, revelando uma predominância de estudos voltados para o ensino médio e uma escassez de propostas relacionadas à evolução estelar no ensino fundamental. A pesquisa destaca a necessidade de integrar a NdC de forma mais explícita e interdisciplinar no ensino, utilizando os estudos do pesquisador Augusto Damineli sobre Eta Carinae como uma referência central. A proposta didática elaborada neste estudo oferece uma contribuição significativa para o ensino de ciências, promovendo uma educação científica mais completa e significativa. Ao proporcionar aos educadores ferramentas pedagógicas que integram conceitos científicos com uma abordagem epistemológica, o trabalho reforça a capacidade de ensinar ciências de forma crítica e reflexiva, preparando os alunos para se tornarem pensadores críticos e conscientes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58758
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EDUARDA BEATRIZ DE LIMA TEIXEIRA.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons