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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58758
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | TEIXEIRA, Eduarda Beatriz de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T14:47:30Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T14:47:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-21 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Eduarda Beatriz de Lima. Vida e morte das estrelas: uma proposta didática a partir do caso de Eta Carinae. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58758 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver uma sequência didática para o ensino de ciências, focando na estrela Eta Carinae em uma abordagem a partir da Natureza da Ciência (NdC). Através de um estudo de caso, a proposta visa não apenas enriquecer o conhecimento científico dos estudantes do Ensino Fundamental, mas também promover uma compreensão crítica e reflexiva sobre o processo de fazer ciência. A pesquisa destaca a importância de incluir temas contemporâneos da ciência no currículo escolar, aproximando os estudantes da prática científica e desmistificando a ciência como algo produzido apenas por gênios isolados. Além disso, é visível a carência de formação docente em astronomia, um tema essencial na Educação Básica. A sequência didática desenvolvida oferece suporte para professores, capacitando-os a abordar a evolução estelar usando a NdC. O trabalho também realiza uma análise das contribuições da NdC no ensino de física, revelando uma predominância de estudos voltados para o ensino médio e uma escassez de propostas relacionadas à evolução estelar no ensino fundamental. A pesquisa destaca a necessidade de integrar a NdC de forma mais explícita e interdisciplinar no ensino, utilizando os estudos do pesquisador Augusto Damineli sobre Eta Carinae como uma referência central. A proposta didática elaborada neste estudo oferece uma contribuição significativa para o ensino de ciências, promovendo uma educação científica mais completa e significativa. Ao proporcionar aos educadores ferramentas pedagógicas que integram conceitos científicos com uma abordagem epistemológica, o trabalho reforça a capacidade de ensinar ciências de forma crítica e reflexiva, preparando os alunos para se tornarem pensadores críticos e conscientes. | pt_BR |
dc.format.extent | 112p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Natureza da Ciência | pt_BR |
dc.subject | Augusto Damineli | pt_BR |
dc.subject | Eta Carinae | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Evolução estelar | pt_BR |
dc.title | Vida e morte das estrelas: uma proposta didática a partir do caso de Eta Carinae. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0515443677516028 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to develop a didactic sequence for science education, focusing on the star Eta Carinae through an approach based on the Nature of Science (NoS). Through a case study, the proposal seeks not only to enrich the scientific knowledge of elementary school students but also to promote a critical and reflective understanding of the process of doing science. The research emphasizes the importance of including contemporary scientific topics in the school curriculum, bringing students closer to scientific practice and demystifying science as something produced only by isolated geniuses. Moreover, there is a clear lack of teacher training in astronomy, which is an essential topic in basic education. The developed didactic sequence provides support for teachers, enabling them to approach stellar evolution using the NoS framework. The study also analyzes the contributions of the NoS to physics education, revealing a predominance of studies focused on high school education and a scarcity of proposals related to stellar evolution in elementary school. The research highlights the need to integrate the NoS more explicitly and interdisciplinarily into teaching, using the studies of researcher Augusto Damineli on Eta Carinae as a central reference. The didactic proposal developed in this study offers a significant contribution to science teaching, promoting a more comprehensive and meaningful scientific education. By providing educators with pedagogical tools that integrate scientific concepts with an epistemological approach, this work strengthens the capacity to teach science in a critical and reflective manner, preparing students to become critical and conscious thinkers. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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