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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58743

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Title: Percepção dos docentes quanto à participação social sobre os recursos financeiros realizados no orçamento público: um estudo nas instituições públicas de universidades federais do estado de Pernambuco
Authors: MOTA, Marília Almeida Ferreira
Keywords: Controle Social; Informações Contábeis; Orçamento público; Transparência
Issue Date: 26-Sep-2024
Citation: MOTA, Marília Almeida Ferreira. Percepção dos docentes quanto à participação social sobre os recursos financeiros realizados no orçamento público: um estudo nas instituições públicas de universidades federais do estado de Pernambuco. 2024. 70 f. Trabalho de Conclusão (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo tem como objetivo identificar a percepção dos docentes, de instituições públicas federais no estado de Pernambuco, quanto à participação social ao acesso e conhecimento sobre os recursos financeiros realizados no orçamento público, pelo governo federal, para financiar e manter as atividades dessas instituições. A metodologia da pesquisa adotou uma abordagem exploratória, com o objetivo de compreender a percepção dos docentes das IES públicas federais em Pernambuco quanto à transparência orçamentária e aos mecanismos de controle social. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, utilizando um questionário estruturado enviado por e-mail aos docentes das universidades e institutos federais do estado. O questionário foi desenvolvido em três partes: perfil dos respondentes, percepção sobre a transparência das informações contábeis e conhecimento sobre os controles institucionais e sociais dos gastos públicos. As respostas foram analisadas com base na escala Likert, permitindo a avaliação estatística das percepções sobre os recursos financeiros e o controle social nas IES. Os resultados revelam uma percepção predominantemente negativa dos docentes em relação à transparência das informações contábeis e à participação social nas IES. Os dados indicam que a maioria dos docentes nunca acessou o orçamento das instituições e considera as informações contábeis de difícil compreensão. Além disso, há uma falta significativa de engajamento da comunidade acadêmica nos processos decisórios e uma baixa familiaridade com os mecanismos de controle social. Esses achados evidenciam a necessidade urgente de melhorias na acessibilidade e clareza das informações orçamentárias e no envolvimento da comunidade acadêmica, para fortalecer a transparência e a governança nas IES.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58743
Appears in Collections:(TCC) - Ciências Contábeis

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