Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58743

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Ana Lúcia Fontes de Souza-
dc.contributor.authorMOTA, Marília Almeida Ferreira-
dc.date.accessioned2024-11-11T22:02:14Z-
dc.date.available2024-11-11T22:02:14Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.date.submitted2024-11-04-
dc.identifier.citationMOTA, Marília Almeida Ferreira. Percepção dos docentes quanto à participação social sobre os recursos financeiros realizados no orçamento público: um estudo nas instituições públicas de universidades federais do estado de Pernambuco. 2024. 70 f. Trabalho de Conclusão (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58743-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo identificar a percepção dos docentes, de instituições públicas federais no estado de Pernambuco, quanto à participação social ao acesso e conhecimento sobre os recursos financeiros realizados no orçamento público, pelo governo federal, para financiar e manter as atividades dessas instituições. A metodologia da pesquisa adotou uma abordagem exploratória, com o objetivo de compreender a percepção dos docentes das IES públicas federais em Pernambuco quanto à transparência orçamentária e aos mecanismos de controle social. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, utilizando um questionário estruturado enviado por e-mail aos docentes das universidades e institutos federais do estado. O questionário foi desenvolvido em três partes: perfil dos respondentes, percepção sobre a transparência das informações contábeis e conhecimento sobre os controles institucionais e sociais dos gastos públicos. As respostas foram analisadas com base na escala Likert, permitindo a avaliação estatística das percepções sobre os recursos financeiros e o controle social nas IES. Os resultados revelam uma percepção predominantemente negativa dos docentes em relação à transparência das informações contábeis e à participação social nas IES. Os dados indicam que a maioria dos docentes nunca acessou o orçamento das instituições e considera as informações contábeis de difícil compreensão. Além disso, há uma falta significativa de engajamento da comunidade acadêmica nos processos decisórios e uma baixa familiaridade com os mecanismos de controle social. Esses achados evidenciam a necessidade urgente de melhorias na acessibilidade e clareza das informações orçamentárias e no envolvimento da comunidade acadêmica, para fortalecer a transparência e a governança nas IES.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectControle Socialpt_BR
dc.subjectInformações Contábeispt_BR
dc.subjectOrçamento públicopt_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.titlePercepção dos docentes quanto à participação social sobre os recursos financeiros realizados no orçamento público: um estudo nas instituições públicas de universidades federais do estado de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1953005222627141pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6786196161894864pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to identify the perception of professors from governmental Higher Education Institutions (HEIs) from the state of Pernambuco regarding social participation in access to and knowledge of financial resources provided by the Government in the public budget to finance and maintain the activities of these institutions. The research methodology adopted was an exploratory approach, with the aim of understanding the perception of professors from governmental Higher Education Institutions from Pernambuco regarding budget transparency and social control mechanisms. A quantitative survey was conducted using a structured questionnaire sent by email to professors from governmental universities and institutes in Pernambuco. The questionnaire was developed in three parts: profile of respondents, perception of transparency of accounting information, and knowledge of institutional and social controls of public expenses. The responses were analyzed based on the Likert scale, allowing the statistical evaluation of perceptions regarding financial resources and social control in the Higher Education Institutions. The results reveal a predominantly negative perception of professors regarding transparency of accounting information and social participation in the HEIs. The data indicate that most of the professor members have never accessed their institutions’ budgets and find accounting information difficult to understand. In addition, there is a significant lack of engagement by the academic community in decision-making processes and a low level of familiarity with social control mechanisms. These findings highlight the urgent need for improvements in the accessibility and clarity of budgetary information and in the involvement of the academic community, in order to strengthen transparency and governance in the HEIs.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marilia Almeida Ferreira Mota.pdf.pdf731,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons