Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58696

Comparte esta pagina

Título : Design e educação maker: um mapeamento da relação entre o design e os makerspaces em Pernambuco.
Autor : SANTOS, Jessyane Alves dos
Palabras clave : Makerspace; Educação Maker; Design; Metodologias de Design
Fecha de publicación : 21-mar-2024
Citación : SANTOS, Jessyane Alves dos. Design e educação maker: um mapeamento da relação entre o design e os makerspaces em Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Esse trabalho tem como objetivo identificar como a educação maker está sendo trabalhada em escolas e makerspaces, que são laboratórios físicos de interação e colaboração entre pessoas com interesses nas áreas de engenharia, tecnologia, ciência, artes e design, em três cidades do estado de Pernambuco, sendo elas a capital Recife, Caruaru no Agreste e Petrolina no sertão. Pretende-se, através de visitas imersivas e a observação participante, método que prevê pesquisas em ambientes onde o pesquisador, pode ou não estar previamente inserido e interage com os usuários, identificar se há relação entre laboratórios makers que possuem vínculo com a educação e o design, já que, em teoria, as metodologias de design auxiliam nas atividades desenvolvidas nos makerspaces. Para isso, faz-se necessário a pesquisa e compreensão dos dados coletados por meio de entrevistas feitas em cinco makerspaces, com professores e/ou responsáveis pelo espaço. Bem como o cruzamento dos dados sobre a estrutura dos laboratórios, atividades desenvolvidas nele, abordagens utilizadas e colaboração entre outras matérias escolares que tornou possível constatar uma correlação entre os espaços makers, a educação e ferramentas de design.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58696
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jessyane Alves dos Santos.pdf1,99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons