Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58696

Compartilhe esta página

Título: Design e educação maker: um mapeamento da relação entre o design e os makerspaces em Pernambuco.
Autor(es): SANTOS, Jessyane Alves dos
Palavras-chave: Makerspace; Educação Maker; Design; Metodologias de Design
Data do documento: 21-Mar-2024
Citação: SANTOS, Jessyane Alves dos. Design e educação maker: um mapeamento da relação entre o design e os makerspaces em Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo identificar como a educação maker está sendo trabalhada em escolas e makerspaces, que são laboratórios físicos de interação e colaboração entre pessoas com interesses nas áreas de engenharia, tecnologia, ciência, artes e design, em três cidades do estado de Pernambuco, sendo elas a capital Recife, Caruaru no Agreste e Petrolina no sertão. Pretende-se, através de visitas imersivas e a observação participante, método que prevê pesquisas em ambientes onde o pesquisador, pode ou não estar previamente inserido e interage com os usuários, identificar se há relação entre laboratórios makers que possuem vínculo com a educação e o design, já que, em teoria, as metodologias de design auxiliam nas atividades desenvolvidas nos makerspaces. Para isso, faz-se necessário a pesquisa e compreensão dos dados coletados por meio de entrevistas feitas em cinco makerspaces, com professores e/ou responsáveis pelo espaço. Bem como o cruzamento dos dados sobre a estrutura dos laboratórios, atividades desenvolvidas nele, abordagens utilizadas e colaboração entre outras matérias escolares que tornou possível constatar uma correlação entre os espaços makers, a educação e ferramentas de design.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58696
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jessyane Alves dos Santos.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons