Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58696
Compartilhe esta página
Título: | Design e educação maker: um mapeamento da relação entre o design e os makerspaces em Pernambuco. |
Autor(es): | SANTOS, Jessyane Alves dos |
Palavras-chave: | Makerspace; Educação Maker; Design; Metodologias de Design |
Data do documento: | 21-Mar-2024 |
Citação: | SANTOS, Jessyane Alves dos. Design e educação maker: um mapeamento da relação entre o design e os makerspaces em Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Esse trabalho tem como objetivo identificar como a educação maker está sendo trabalhada em escolas e makerspaces, que são laboratórios físicos de interação e colaboração entre pessoas com interesses nas áreas de engenharia, tecnologia, ciência, artes e design, em três cidades do estado de Pernambuco, sendo elas a capital Recife, Caruaru no Agreste e Petrolina no sertão. Pretende-se, através de visitas imersivas e a observação participante, método que prevê pesquisas em ambientes onde o pesquisador, pode ou não estar previamente inserido e interage com os usuários, identificar se há relação entre laboratórios makers que possuem vínculo com a educação e o design, já que, em teoria, as metodologias de design auxiliam nas atividades desenvolvidas nos makerspaces. Para isso, faz-se necessário a pesquisa e compreensão dos dados coletados por meio de entrevistas feitas em cinco makerspaces, com professores e/ou responsáveis pelo espaço. Bem como o cruzamento dos dados sobre a estrutura dos laboratórios, atividades desenvolvidas nele, abordagens utilizadas e colaboração entre outras matérias escolares que tornou possível constatar uma correlação entre os espaços makers, a educação e ferramentas de design. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58696 |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jessyane Alves dos Santos.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons