Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58537

Share on

Title: Design e acessibilidade: proposta de passo a passo para desenvolvimento de mapas táteis centrados no usuário.
Authors: SILVA, Diego Siqueira Cavalcanti da
Keywords: Mapa tátil; Passo a passo; Inclusão
Issue Date: 18-Oct-2024
Citation: SILVA, Diego Siqueira Cavalcanti da. Design e Acessibilidade: proposta de passo a passo para desenvolvimento de mapas táteis centrados no usuário. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este artigo apresenta uma proposta de passo a passo para desenvolver mapas táteis, com o objetivo de padronizar o processo de produção dos mapas com base nas necessidades dos usuários. Para isto, foi realizado um levantamento na literatura para estudar os métodos de produção já existentes, com a finalidade de visualizar como os mapas táteis estão sendo produzidos. A partir disso, foi observado os diferentes meios que estão sendo utilizados, ferramentas incorporadas nesses processos e tecnologias. A metodologia se deu por quatro fases, a saber: Levantamento na literatura; Filtragem dos artigos selecionados; Analise comparativa dos métodos; Definição do passo a passo. Como resultado desta pesquisa, temos uma proposta de passo a passo para desenvolvimento de mapas táteis, a proposta está descrita de 4 etapas com 8 fases ao total, contendo desde de elementos de pesquisas aos elementos gráficos necessários para desenvolver o mapa. Esse estudo contribui para profissionais da área de acessibilidade e estudantes que desejam contribuir para a uma sociedade mais inclusiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58537
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Diego Siqueira Cavalcanti da Silva.pdf495,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons