Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58537
Share on
Title: | Design e acessibilidade: proposta de passo a passo para desenvolvimento de mapas táteis centrados no usuário. |
Authors: | SILVA, Diego Siqueira Cavalcanti da |
Keywords: | Mapa tátil; Passo a passo; Inclusão |
Issue Date: | 18-Oct-2024 |
Citation: | SILVA, Diego Siqueira Cavalcanti da. Design e Acessibilidade: proposta de passo a passo para desenvolvimento de mapas táteis centrados no usuário. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Este artigo apresenta uma proposta de passo a passo para desenvolver mapas táteis, com o objetivo de padronizar o processo de produção dos mapas com base nas necessidades dos usuários. Para isto, foi realizado um levantamento na literatura para estudar os métodos de produção já existentes, com a finalidade de visualizar como os mapas táteis estão sendo produzidos. A partir disso, foi observado os diferentes meios que estão sendo utilizados, ferramentas incorporadas nesses processos e tecnologias. A metodologia se deu por quatro fases, a saber: Levantamento na literatura; Filtragem dos artigos selecionados; Analise comparativa dos métodos; Definição do passo a passo. Como resultado desta pesquisa, temos uma proposta de passo a passo para desenvolvimento de mapas táteis, a proposta está descrita de 4 etapas com 8 fases ao total, contendo desde de elementos de pesquisas aos elementos gráficos necessários para desenvolver o mapa. Esse estudo contribui para profissionais da área de acessibilidade e estudantes que desejam contribuir para a uma sociedade mais inclusiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58537 |
Appears in Collections: | (CAA-ND): TCC - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Diego Siqueira Cavalcanti da Silva.pdf | 495,46 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License