Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58537

Compartilhe esta página

Título: Design e acessibilidade: proposta de passo a passo para desenvolvimento de mapas táteis centrados no usuário.
Autor(es): SILVA, Diego Siqueira Cavalcanti da
Palavras-chave: Mapa tátil; Passo a passo; Inclusão
Data do documento: 18-Out-2024
Citação: SILVA, Diego Siqueira Cavalcanti da. Design e Acessibilidade: proposta de passo a passo para desenvolvimento de mapas táteis centrados no usuário. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este artigo apresenta uma proposta de passo a passo para desenvolver mapas táteis, com o objetivo de padronizar o processo de produção dos mapas com base nas necessidades dos usuários. Para isto, foi realizado um levantamento na literatura para estudar os métodos de produção já existentes, com a finalidade de visualizar como os mapas táteis estão sendo produzidos. A partir disso, foi observado os diferentes meios que estão sendo utilizados, ferramentas incorporadas nesses processos e tecnologias. A metodologia se deu por quatro fases, a saber: Levantamento na literatura; Filtragem dos artigos selecionados; Analise comparativa dos métodos; Definição do passo a passo. Como resultado desta pesquisa, temos uma proposta de passo a passo para desenvolvimento de mapas táteis, a proposta está descrita de 4 etapas com 8 fases ao total, contendo desde de elementos de pesquisas aos elementos gráficos necessários para desenvolver o mapa. Esse estudo contribui para profissionais da área de acessibilidade e estudantes que desejam contribuir para a uma sociedade mais inclusiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58537
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Diego Siqueira Cavalcanti da Silva.pdf495,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons