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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58524
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Título : | A matemática da costura: um estudo sobre a integração dos saberes escolares nas práticas profissionais das costureiras de Santa Cruz do Capibaribe na Educação de Jovens e Adultos. |
Autor : | SIQUEIRA, Ana Cecilia Araujo de |
Palabras clave : | Costureiras; Práticas profissionais; Saberes matemáticos; Etnomatemática; Educação de Jovens e Adultos |
Fecha de publicación : | 8-oct-2024 |
Citación : | SIQUEIRA, Ana Cecília Araújo de. A Matemática da Costura: um estudo sobre a integração dos saberes escolares nas práticas profissionais das costureiras de Santa Cruz do Capibaribe na Educação de Jovens e Adultos.. 2024. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | O presente trabalho teve como objetivo analisar as práticas profissionais das costureiras e como elas relacionam essas práticas aos saberes matemáticos escolares na Educação de Jovens e Adultos, sob o viés da etnomatemática. Para enriquecer a discussão, foi contextualizada a realidade social das costureiras de Santa Cruz do Capibaribe, incluindo sua abordagem em relação ao trabalho e ao estudo. Além disso, foi analisado como se dá o conhecimento matemático delas sobre área de figuras planas, álgebra, medidas e grandezas, considerando os conhecimentos e processos de produção por elas mencionados, e se conseguem fazer a relação com sua prática laboral. Os resultados revelaram que, embora a matemática esteja presente nas atividades diárias das costureiras, esse conhecimento empírico não é reconhecido nem integrado ao ensino formal na região. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, baseada na etnografia, e é norteada por entrevistas com as participantes da pesquisa e seu professor, além da análise e observação dos contextos e do funcionamento do ofício da costura e da relação com o conhecimento matemático escolar. A análise dos dados evidenciou uma lacuna significativa na conexão entre os saberes matemáticos formais e as práticas informais da comunidade. Por fim, os resultados sugerem que metodologias fundamentadas na etnomatemática, que utilizem materiais e ferramentas específicas do contexto da costura, podem oferecer uma aprendizagem mais acessível e significativa. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58524 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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