Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58524

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Ana Cecilia Araujo de-
dc.date.accessioned2024-11-05T19:43:31Z-
dc.date.available2024-11-05T19:43:31Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.date.submitted2024-11-05-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ana Cecília Araújo de. A Matemática da Costura: um estudo sobre a integração dos saberes escolares nas práticas profissionais das costureiras de Santa Cruz do Capibaribe na Educação de Jovens e Adultos.. 2024. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58524-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar as práticas profissionais das costureiras e como elas relacionam essas práticas aos saberes matemáticos escolares na Educação de Jovens e Adultos, sob o viés da etnomatemática. Para enriquecer a discussão, foi contextualizada a realidade social das costureiras de Santa Cruz do Capibaribe, incluindo sua abordagem em relação ao trabalho e ao estudo. Além disso, foi analisado como se dá o conhecimento matemático delas sobre área de figuras planas, álgebra, medidas e grandezas, considerando os conhecimentos e processos de produção por elas mencionados, e se conseguem fazer a relação com sua prática laboral. Os resultados revelaram que, embora a matemática esteja presente nas atividades diárias das costureiras, esse conhecimento empírico não é reconhecido nem integrado ao ensino formal na região. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, baseada na etnografia, e é norteada por entrevistas com as participantes da pesquisa e seu professor, além da análise e observação dos contextos e do funcionamento do ofício da costura e da relação com o conhecimento matemático escolar. A análise dos dados evidenciou uma lacuna significativa na conexão entre os saberes matemáticos formais e as práticas informais da comunidade. Por fim, os resultados sugerem que metodologias fundamentadas na etnomatemática, que utilizem materiais e ferramentas específicas do contexto da costura, podem oferecer uma aprendizagem mais acessível e significativa.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCostureiraspt_BR
dc.subjectPráticas profissionaispt_BR
dc.subjectSaberes matemáticospt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleA matemática da costura: um estudo sobre a integração dos saberes escolares nas práticas profissionais das costureiras de Santa Cruz do Capibaribe na Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1964844563380669pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this study was to analyze the professional practices of seamstresses and how they relate these practices to school mathematical knowledge in Youth and Adult Education, from the perspective of ethnomathematics. To enrich the discussion, the social reality of the seamstresses of Santa Cruz do Capibaribe was contextualized, including their approach to work and study. In addition, their mathematical knowledge of the area of flat figures, algebra, measurements and magnitudes was analyzed, taking into account the knowledge and production processes they mentioned, and whether they were able to relate this to their working practices. The results revealed that although mathematics is present in the seamstresses' daily activities, this empirical knowledge is neither recognized nor integrated into formal education in the region. The research is characterized as qualitative, based on ethnography, and is guided by interviews with the research participants and their teacher, as well as analysis and observation of the contexts and functioning of the sewing trade and the relationship with school mathematical knowledge. Data analysis revealed a significant gap in the connection between formal mathematical knowledge and the informal practices of the community. Finally, the results suggest that methodologies based on ethnomathematics, using materials and tools specific to the sewing context, can offer more accessible and meaningful learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ana Cecília Araújo de Siqueira.pdf1,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons