Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58518

Share on

Title: A multissemiose na construção de sentido em notícias veiculadas no X
Authors: Guerra, Vivian Queiroz
Keywords: Docência; Multiletramentos; Notícia; Tecnologia
Issue Date: 26-Mar-2024
Citation: Guerra, Vivian Queiroz. A multissemiose na construção de sentido em notícias veiculadas no X. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho tem o intuito de refletir acerca da presença constante de textos multissemióticos no cotidiano dos indivíduos, haja vista o avanço da tecnologia, tornando indispensável a formação de um estudante letrado em textos multissemióticos para que possa atender às demandas do mundo contemporâneo. Para conduzir a discussão, foram selecionadas três notícias de perfis jornalísticos de grande circulação na rede social X a fim de analisar como a imagem contribui para a construção de sentido ao resgatar vozes anteriores, de modo a, em conjunto com o modo verbal, trazer ainda mais camadas essenciais na compreensão dos textos. O trabalho visou à percepção da impossibilidade da notícia constituir um gênero imparcial, já que, tanto as escolhas linguísticas quanto a seleção das imagens, evidenciam as concepções de mundo e pontos de vista cultivados pelos veículos de informação, de maneira a constatar a importância do docente estar atento às demandas presentes na realidade do discente para, assim, formar um indivíduo consciente e crítico frente às práticas sociais, agindo como um ator social. Para embasar a discussão, foram utilizados os textos de Rojo (2009; 2012), Lemke (2010), Freire (2018), Kleiman (2005; 2006), Street (2014) e B. Street e J. Street (2014).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58518
Appears in Collections:(TCC) - Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Vivian Queiroz Guerra.pdf590,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons