Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58518

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, Andrea Silva-
dc.contributor.authorGuerra, Vivian Queiroz-
dc.date.accessioned2024-11-05T19:07:17Z-
dc.date.available2024-11-05T19:07:17Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.date.submitted2024-11-05-
dc.identifier.citationGuerra, Vivian Queiroz. A multissemiose na construção de sentido em notícias veiculadas no X. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58518-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o intuito de refletir acerca da presença constante de textos multissemióticos no cotidiano dos indivíduos, haja vista o avanço da tecnologia, tornando indispensável a formação de um estudante letrado em textos multissemióticos para que possa atender às demandas do mundo contemporâneo. Para conduzir a discussão, foram selecionadas três notícias de perfis jornalísticos de grande circulação na rede social X a fim de analisar como a imagem contribui para a construção de sentido ao resgatar vozes anteriores, de modo a, em conjunto com o modo verbal, trazer ainda mais camadas essenciais na compreensão dos textos. O trabalho visou à percepção da impossibilidade da notícia constituir um gênero imparcial, já que, tanto as escolhas linguísticas quanto a seleção das imagens, evidenciam as concepções de mundo e pontos de vista cultivados pelos veículos de informação, de maneira a constatar a importância do docente estar atento às demandas presentes na realidade do discente para, assim, formar um indivíduo consciente e crítico frente às práticas sociais, agindo como um ator social. Para embasar a discussão, foram utilizados os textos de Rojo (2009; 2012), Lemke (2010), Freire (2018), Kleiman (2005; 2006), Street (2014) e B. Street e J. Street (2014).pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectNotíciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleA multissemiose na construção de sentido em notícias veiculadas no Xpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8482511564722285pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
dc.description.abstractxThis project aims to reflect on the frequent presence of multisemiotic texts in everyday life, the advancement of technology, intensified by the advancement of technology, making the education of a literate student in multisemiotic texts essential in order to answer the demands of the contemporary world. To lead the discussion, three news from widely circulated journalistic profiles the social media X were selected with the intention of analyzing how the image contributes to the construction of meaning by rescuing previous voices, in order to, together with the verbal modes, also bring more indispensable layers in understanding texts. This work aimed to understand the impossibility of news being an impartial genre, since both the linguistic choices and the selection of images bring out the world conceptions and points of view cultivated by the information vehicles, with the purpose of confirming the importance of the teacher meeting the demands present in the student's reality, thus forming a conscious and critical individual in the face of social practices, acting as a social actor. To support the discussion, texts by Rojo (2009; 2012), Lemke (2010), Freire (2018), Kleiman (2005; 2006), Street (2014) and B. Street and J. Street (2014) were used.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9785-3621pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vivian Queiroz Guerra.pdf590,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons