Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58518
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moraes, Andrea Silva | - |
dc.contributor.author | Guerra, Vivian Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T19:07:17Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T19:07:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-05 | - |
dc.identifier.citation | Guerra, Vivian Queiroz. A multissemiose na construção de sentido em notícias veiculadas no X. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58518 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o intuito de refletir acerca da presença constante de textos multissemióticos no cotidiano dos indivíduos, haja vista o avanço da tecnologia, tornando indispensável a formação de um estudante letrado em textos multissemióticos para que possa atender às demandas do mundo contemporâneo. Para conduzir a discussão, foram selecionadas três notícias de perfis jornalísticos de grande circulação na rede social X a fim de analisar como a imagem contribui para a construção de sentido ao resgatar vozes anteriores, de modo a, em conjunto com o modo verbal, trazer ainda mais camadas essenciais na compreensão dos textos. O trabalho visou à percepção da impossibilidade da notícia constituir um gênero imparcial, já que, tanto as escolhas linguísticas quanto a seleção das imagens, evidenciam as concepções de mundo e pontos de vista cultivados pelos veículos de informação, de maneira a constatar a importância do docente estar atento às demandas presentes na realidade do discente para, assim, formar um indivíduo consciente e crítico frente às práticas sociais, agindo como um ator social. Para embasar a discussão, foram utilizados os textos de Rojo (2009; 2012), Lemke (2010), Freire (2018), Kleiman (2005; 2006), Street (2014) e B. Street e J. Street (2014). | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | Notícia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | A multissemiose na construção de sentido em notícias veiculadas no X | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/8482511564722285 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3410231557148912 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This project aims to reflect on the frequent presence of multisemiotic texts in everyday life, the advancement of technology, intensified by the advancement of technology, making the education of a literate student in multisemiotic texts essential in order to answer the demands of the contemporary world. To lead the discussion, three news from widely circulated journalistic profiles the social media X were selected with the intention of analyzing how the image contributes to the construction of meaning by rescuing previous voices, in order to, together with the verbal modes, also bring more indispensable layers in understanding texts. This work aimed to understand the impossibility of news being an impartial genre, since both the linguistic choices and the selection of images bring out the world conceptions and points of view cultivated by the information vehicles, with the purpose of confirming the importance of the teacher meeting the demands present in the student's reality, thus forming a conscious and critical individual in the face of social practices, acting as a social actor. To support the discussion, texts by Rojo (2009; 2012), Lemke (2010), Freire (2018), Kleiman (2005; 2006), Street (2014) and B. Street and J. Street (2014) were used. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9785-3621 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vivian Queiroz Guerra.pdf | 590,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons