Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58516

Share on

Title: Análise e produção de textos injuntivos na era digital: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa
Authors: Silva, Beatriz Sena da
Keywords: Texto injuntivo; gêneros textuais; sequência didática
Issue Date: 6-Oct-2023
Citation: Silva, Beatriz Sena da. Análise e produção de textos injuntivos na era digital: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividades didáticas sobre textos injuntivos, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura por estudantes do 1º ano do ensino médio. Essa pesquisa é de caráter qualitativo e representa uma abordagem de pesquisa-intervenção, pois se configura como uma proposta para promover mudanças em uma situação social, mesmo que essa proposta não seja efetivamente implementada. Tal estudo é relevante, tendo em vista a necessidade e a importância do trabalho com os gêneros no ensino de língua portuguesa, para análise e sistematização das práticas de leitura e produção de textos, substancialmente, o de natureza injuntiva, e a sua configuração no ensino e nas práticas discursivas do cotidiano, inclusive, naquelas que se realizam em plataformas digitais. Nosso arcabouço teórico é constituído por estudos sobre gêneros e tipos textuais desenvolvidos por Bazerman (2006), Marcuschi (2009) e Silva (1999), além de considerações sobre o texto injuntivo e o papel das sequências didáticas no planejamento de aula de língua portuguesa, sob a ótica de Rosa (2009) e Silva (2007). Para elaboração da proposta didática, fundamentamo-nos em Rojo (2009) e tomamos como parâmetro a sequência didática conforme orientam Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).também nos pautamos em documentos oficiais, tais como as Orientações Comum Curriculares de Língua Portuguesa (BRASIL, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (2018).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58516
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[TCC] Beatriz Sena da Silva.pdf391,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons