Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58516

Compartilhe esta página

Título: Análise e produção de textos injuntivos na era digital: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa
Autor(es): Silva, Beatriz Sena da
Palavras-chave: Texto injuntivo; gêneros textuais; sequência didática
Data do documento: 6-Out-2023
Citação: Silva, Beatriz Sena da. Análise e produção de textos injuntivos na era digital: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividades didáticas sobre textos injuntivos, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura por estudantes do 1º ano do ensino médio. Essa pesquisa é de caráter qualitativo e representa uma abordagem de pesquisa-intervenção, pois se configura como uma proposta para promover mudanças em uma situação social, mesmo que essa proposta não seja efetivamente implementada. Tal estudo é relevante, tendo em vista a necessidade e a importância do trabalho com os gêneros no ensino de língua portuguesa, para análise e sistematização das práticas de leitura e produção de textos, substancialmente, o de natureza injuntiva, e a sua configuração no ensino e nas práticas discursivas do cotidiano, inclusive, naquelas que se realizam em plataformas digitais. Nosso arcabouço teórico é constituído por estudos sobre gêneros e tipos textuais desenvolvidos por Bazerman (2006), Marcuschi (2009) e Silva (1999), além de considerações sobre o texto injuntivo e o papel das sequências didáticas no planejamento de aula de língua portuguesa, sob a ótica de Rosa (2009) e Silva (2007). Para elaboração da proposta didática, fundamentamo-nos em Rojo (2009) e tomamos como parâmetro a sequência didática conforme orientam Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).também nos pautamos em documentos oficiais, tais como as Orientações Comum Curriculares de Língua Portuguesa (BRASIL, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (2018).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58516
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
[TCC] Beatriz Sena da Silva.pdf391,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons