Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58492

Compartilhe esta página

Título: Educação finaceira escolar nos anos finais do ensino fundamental: uma revisão sistemática,
Autor(es): BRITO, Emanuelle Silva Rodrigues de
Palavras-chave: educação financeira escolar; educação matemática crítica; práticas de professores; ensino fundamental
Data do documento: 14-Out-2024
Citação: BRITO, Emanuelle Silva Rodrigues de. Educação financeira escolar nos anos finais do ensino fundamental: uma revisão sistemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas de Educação Financeira Escolar adotadas por professores que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A Educação Financeira é uma temática recente e que vem ganhando destaque no ambiente escolar e com a homologação da Base Nacional Comum Curricular, foi formalmente incorporada como um dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), sendo assim, torna-se um conteúdo essencial para a Educação Básica, e trabalhar essa temática no âmbito escolar é fundamental. A pesquisa é classificada como exploratória e bibliográfica, optou-se por realizar uma revisão sistemática. Desse modo, foram reunidos artigos acadêmicos, tendo como referência o banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Níveis Superiores (CAPES), considerando o período de 2020 a 2024. Constatou-se 7 pesquisas que evidenciaram práticas sobre Educação Financeira Escolar de professores que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Como resultado, observou-se a potencialidade de atividades que os professores podem desenvolver no âmbito escolar para se trabalhar Educação Financeira, assim como exemplos de recursos que podem ser utilizados e o suporte que os livros didáticos proporcionam aos professores ao trazer cada vez mais atividades de Educação Financeira. As práticas foram categorizadas com base nos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica, evidenciando uma ênfase em situações do cotidiano, em contextos da realidade, que incentivam a reflexão crítica dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58492
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emanuelle Silva Rodrigues de Brito.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons