Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58474

Comparte esta pagina

Título : A literatura de cordel como recurso de aprendizagem para o ciclo de vida das plantas terrestres
Autor : TAVARES, Kleberson Jonata da Cruz
Palabras clave : Ensino médio; Guia prático; Recurso didático
Fecha de publicación : 18-oct-2024
Citación : TAVARES, Kleberson Jonata da Cruz. A Literatura de Cordel como recurso de aprendizagem para o ciclo de vida das plantas terrestres. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Resumen : A relação entre a sociedade e as plantas se revela em diversas áreas, como alimentação, saúde, jardinagem e decoração. No entanto, o interesse pela Botânica, especialmente no ensino médio, enfrenta desafios como o excesso de terminologia técnica. A literatura de cordel, apesar de seu uso escasso nas escolas, apresenta um grande potencial para discutir assuntos relacionados à Botânica. Assim, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver cordéis educativos como uma ferramenta didática para ensinar sobre o ciclo de vida das plantas, além de fornecer um guia para a sua elaboração, com o intuito de aumentar a compreensão e o interesse dos estudantes nesse assunto. O trabalho adotou uma abordagem sistemática no qual foi realizada uma avaliação de livros didáticos aprovados na PNLD de 2018, acompanhada de uma revisão bibliográfica no Google Acadêmico no período de 2019 a 2023. A partir das análises foram desenvolvidos quatro cordéis, cada um dedicado ao ciclo de vida de um grupo de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, utilizando a métrica de redondilha maior com sextilhas. Desse modo, espera-se que o cordel funcione como um recurso complementar para auxiliar os professores durante o processo educativo, facilitando a compreensão do conteúdo pelos estudantes , além de estimular o uso de diferentes recursos didáticos para promover maior interação e incentivando o aprendizado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58474
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Kleberson Jonata da Cruz Tavares.pdf
  Artículo embargado hasta 2025-10-30
279,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons